Total de visualizações de página

domingo, 30 de março de 2014

Os 10 erros mais comuns de quem tem de falar em público pela primeira vez



Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é uma técnica que se aprende, afirmam os especialistas
Foto: Divulgação

Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é uma técnica que se aprende. E mesmo os mais tímidos podem se sobressair e impressionar chefes, clientes e colegas, garantem especialistas. Confira 10 dicas para facilitar a vida dos novatos na arte de se apresentar profissionalmente, com base nas instruções de Terry Gault, vice-presidente do The Henderson Group, empresa americana especializada no desenvolvimento de habilidades de comunicação:
1. Use mais gestos, ocupe seu espaço - Muitos novatos têm medo de ocupar muito espaço no palco. Essa hesitação, segundo Gault, funciona como um pedido de desculpas para o público, mas na realidade, os espectadores esperam que o “apresentador” se movimente, que interaja, afinal, ele está lá para chamar a atenção para o que está dizendo. Outro hábito ruim é segurar os dedos, já que esse gesto passa a nítida impressão de nervosismo ou insegurança.
Susannah Sattuck, gerente de Mídias sociais da Prezi, empresa que comercializa o software de apresentação Prezi, que usa uma tela aberta em vez de dos tradicionais slides, acrescenta: não tenha medo de usar o palco, mas se atente para que qualquer gesto seja consciente, convincente e natural.
— Se você está citando duas ideias diferentes, tente falar de um ponto em um só lado do palco e, em seguida, mova-se para o outro lado para discutir o segundo ponto. Evite, porém, andar para trás e para a frente sem sentido, isso só vai distrair a sua audiência — ensina Susannah.
2. Fale com propriedade e energia - Atualmente, esse problema não é restrito somente aos novatos, garante Terry Gault. De 80% a 90% dos palestrantes não falam com a energia necessária, o que transmite falta de desenvoltura, de interesse e de entusiasmo. É preciso falar com empolgação, apresentar com paixão. Assim, o “apresentador” chamará muito mais a atenção e ganhará a confiança do público.
3. Prepare bem seu material de pesquisa - É fato, diz o vice-presidente do The Henderson Group: muitos “apresentadores” novatos não se preparam efetivamente para expor seus projetos. Pesquisar bastante deixa o profissional mais confiante para defender as suas ideias e preparado para as possíveis perguntas dos espectadores. As boas ideias geralmente aparecem enquanto se está fazendo outras coisas, então quando isso acontecer, o ideal é colocar num rascunho, para depois acrescentar à apresentação, até que ela fique perfeitamente alinhada com o que se quer transmitir.
— Outra parte importante da preparação para qualquer tipo de discurso ou apresentação é conhecer o seu público. Eles vão ser muito mais dispostos a ouvir, se você estiver falando a língua deles. Descubra as suas motivações, por que eles estão vindo para ouvi-lo falar? Dê-lhes o que eles querem e eles vão dar-lhe o que quer: a sua atenção — acrescenta Susannah.
4. Pratique o suficiente - Não treinar as falas é um dos maiores erros que um “apresentador” pode cometer. Porta-vozes experientes sempre ensaiam suas apresentações para um público confiável, como amigos e familiares, antes do dia da apresentação. Lá, eles simulam o ambiente de sua apresentação usando um projetor e os gestos que aumentarão a possibilidade de tornar sua apresentação memorável.
5. “Humanize” a apresentação - Se sua fala é baseada em números ao invés de uma história humana contada através de dados, você está em apuros. A COO da Guide, Leslie Bradshaw, recentemente concedeu uma entrevista sobre Big Data e disse que “a arte está na preparação de conteúdo para o consumo ideal. Os dados não falam por si próprios. Você os coleta, analisa e conta histórias. Tudo começa com as ciências mais complexas, a matemática e as análises, mas acaba com o mais surpreendente: a sua forma de contar a história”.
6. Não tenha medo de correr riscos - Muitos apresentadores evitam correr riscos. Não correr risco também é um risco. Quando o conteúdo da apresentação é muito seguro, ele normalmente é tido como chato. A habilidade mais importante que um microfone vai lhe proporcionar é exatamente a de chamar a atenção. Você pode mesmo se dar ao luxo de evitar riscos?
— Ser cauteloso não é memorável. Cada apresentação deve ter um momento que surpreende o público a ponto de eles terem algo para tuitar e falar depois que você saiu do palco — ressalta Susannah.
7. Não queira ser perfeito - Isso vai parecer muito contraditório para os novatos, mas o palestrante deve encontrar maneiras de mostrar vulnerabilidade, se quiser passar credibilidade. Se ele tenta parecer perfeito, o público mais experiente vai perceber e se tornar ainda mais desconfiado. Vale contar histórias sobre momentos em que você cometeu erros e depois revelar o que você aprendeu. Na palestra de Brene Brown sobre Vulnerabilidade no TED, ela afirma que “a definição original de coragem, quando foi trazida para a língua inglesa — a palavra vem do latim “cor”, que significa coração — era contar a história de quem você realmente é do fundo do coração... simplesmente, a coragem de ser imperfeito.”
8. Se divirta, não queira forçar formalidade - Muitos oradores tendem a ser muito sérios e formais. Se você conseguir trazer mais da sua naturalidade, seu estilo informal em suas apresentações, você será mais autêntico e engajador. A formalidade forçada e profissionalismo muito rígido tendem a render respeito, mas isso é algo que só tem importância com pessoas que desejam passar mais tempo com você. Respeite o profissionalismo do público, mas se relacione com eles com sua humanidade informal. Isso faz com que você mostre que é igual a eles e transmitirá mais confiança. Se você não está se divertindo, então não está fazendo a coisa certa.
9. Saiba o que é relevante - Embora seja sempre melhor ter mais material do que necessário, é preciso saber também o que cortar se seu tempo de apresentação não for suficiente. É muito comum ver novatos se preocuparem demais em mostrar todo seu conteúdo sem atentarem para o tempo limite da palestra. Isso é inadmissível. Para estimar quanto tempo você precisa para sua apresentação, pratique em voz alta e cronometre. Programe-se para que seu discurso ocupe entre 25% a 50% do seu tempo. É nessa hora que o orador consegue expandir mais as suas ideias, já que sente a reação do público.
10. Muita calma nessa hora - Não se apresse. Apressar-se agrava ainda mais qualquer problema que você tenha para se apresentar em público. Argumentos perdem impacto se você falar muito rápido. Cadenciar sua fala passará a impressão de que você é equilibrado, confiante e experiente. Além disso, falar lentamente aumenta a percepção da audiência, dá tempo ao público de digerir seus pontos-chave e causar mais impacto. Por fim, frases mais sucintas e convincentes fazem com que o público tenha tempo de captar seus pensamentos.


Fonte O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário