Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de março de 2014

COMPOSTOS FENÓLICOS E ANTIOXIDANTES DO MORANGO

O morango é uma fruta vermelha de origem européia de baixo valor calórico e rico em vitaminas (C, A, E, B5 e B6), fibras, minerais (cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio) e flavonóides (antocianinas). O ideal é consumi-lo na sua forma natural e orgânica, ou seja, sem pesticidas. A diversidade dos componentes químicos do morango conferem o seu sabor e aroma. Para obter um bom sabor o seu conteúdo de açúcar e ácidos devem estar no padrão ótimo.
Estudos tem demonstrado que os flavonóides presentes no morango conferem a ele grande atividade antioxidante, antiinflamatória e imunomoduladora. Essas propriedades ajudam na prevenção de doenças cutâneas, cardiovasculares, alguns tipos de câncer, obesidade, desordens gástricas, entre outras. Alguns estudos demonstram o seu benefício contra os danos provocados pela H.pilory, responsável por alguns tipos de gastrite e úlcera gástrica, diminuindo a concentração de radicais livres e inibindo a ação de citocinas pró-inflamatórias.
Além do alto conteúdo de antocianinas apresenta ainda em sua composição outro poderoso antioxidante, a vitamina C. Os dois trabalhando em conjunto ajudam a melhorar o perfil lipídico, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos, reduzindo o dano ao DNA celular e prevenindo contra o surgimento de doenças. Além disso, aumentam a defesa antioxidante natural do organismo através da modulação positiva das enzimas antioxidantes.
Referências: - Por Joyce Rouvier

Nenhum comentário:

Postar um comentário