Modelo
será lançado no mercado dos Estados Unidos nos próximos meses. O veículo multiuso C-MAX Energi
é o primeiro Ford híbrido “plug-in”, movido a gasolina ou eletricidade que pode
ser recarregado na tomada. Ele será lançado no mercado dos Estados Unidos nos
próximos meses como o único da categoria capaz de atingir a velocidade de 136
km/h usando somente a propulsão elétrica, simplesmente com o acionamento de um
comando existente no painel. "Entendemos que as pessoas
valorizam o prazer de dirigir, também em se tratando de carros elétricos com
emissões zero", diz Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia de Powertrain
da Ford. "Isso inspirou nosso time de engenharia a equipar o C-MAX Energi
com um botão que permite ao motorista rodar somente no modo elétrico com uma
velocidade maior", completa. Com uma carga completa da bateria, o C-MAX
Energi desenvolve 198 CV, contra 190 CV do Toyota Prius. No modo elétrico,
sua autonomia é de mais de 32 km – mais que o triplo do concorrente e dentro da
média de deslocamento dos motoristas americanos. O híbrido da Ford também tem
autonomia total superior – 885 km contra 869 km na comparação direta.
Três
modos elétricos
O botão EV, no centro do painel,
permite ao motorista selecionar três modos de operação: híbrido normal (Auto),
somente elétrico (Now) ou com economia de bateria (Later). No modo
"Auto", o computador de bordo seleciona automaticamente a melhor combinação
de uso da bateria e do motor a gasolina, com base na potência exigida e carga
disponível. Já no modo "Now", o veículo opera somente com a
bateria. O motor a gasolina não é usado a menos que o motorista acione um
comando. Por fim, o modo "Later" economiza energia elétrica da
bateria para ser usada mais tarde; por exemplo, quando se vai de uma rodovia
para uma área residencial, de menor velocidade. O veículo opera no modo
híbrido, usando o motor a gasolina e o motor elétrico, mas poupa a bateria até
que se selecione os modos "Now" ou "Auto". Fonte: Assessoria de Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário