Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CARAVANA SER: VISITA PROMOVE INTEGRAÇÃO DE SERVIDORES DO INTERIOR DA BAHIA

A Caravana do Programa SER do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) encerrou ontem (16/8) mais um roteiro pelo interior do estado. Durante toda a semana, foram seis cidades contempladas com as atividades da Caravana, que foi divida em dois grupos. Coordenada pelo jornalista Ari Donato, a Caravana 25 visitou as Comarcas de Barra, Xique-Xique e Gentio do Ouro. Na Comarca de Barra, localizada na margem esquerda do Rio São Francisco os enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde, parceira do Programa SER, Artur Caldeiras Veloso e Romenice Barbosa de Souza aproveitaram o momento para divulgar aos servidores os programas de saúde, especialmente o programa de Saúde da Família. “Um trabalho maravilhoso, que nos traz benefícios, espero que prossiga”, ressaltou o oficial de justiça Evandro Andrade Leite.
Depois de Barra, a Caravana seguiu para a Comarca de Xique-Xique, a 590 quilômetros de Salvador. As ações contaram com a presença dos juízes Bianca Gomes da Silva e Sérgio Humberto de Quadros Sampaio. “Considero importante a presença da Caravana SER, principalmente pela integração que proporciona entre os servidores do Poder Judiciário e também pelo trabalho social que realiza”, afirmou a juíza Bianca Gomes da Silva. Ainda em Xique-Xique, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a aplicação de vacinas de febre amarela, hepatite B, além da aferição de pressão arterial. “Foi maravilhosa a presença da Caravana do Programa SER. Nós que moramos no interior muitas vezes nós sentimos distantes do Poder Judiciário e atividades deste tipo contribuem para nos aproximar”, resumiu o servidor da Comarca de Gentio de Ouro, Luiz Vital Chagas Miranda durante a passagem da Caravana SER na cidade.
Nas três cidades do roteiro da Caravana 25, foram realizadas palestras sobre “Mitos e Verdades para uma alimentação saudável”, com a nutricionista Jomari Queiroz, e sobre “Ergonomia”, com o fisioterapeuta Marcus Albertazzi, além da apresentação do Programa SER. Também foi explicada, ao servidor do Judiciário, a parceria entre o TJBA e a Caixa Econômica Federal.
O segundo núcleo, a Caravana 26, coordenada pela médica Jamile Ferraz, passou pelas Comarcas de Central, Lapão e João Dourado.
Em Central, a 518 quilômetros de Salvador, a abertura das atividades foi realizada com a apresentação do Programa SER. Em seguida, a médica Balbina Lemos ministrou palestra sobre “Qualidade de Vida” e a fisioterapeuta Priscila Gordilho sobre Ergonomia.
Na Comarca de Lapão, com participação de 100% dos servidores, as atividades foram acompanhadas pelo juiz José Onofre. O magistrado enalteceu a iniciativa do Tribunal de Justiça e considerou positivas as ações da Caravana SER na cidade de Lapão. “As atividades realizadas pela equipe da Caravana são importantes para deixar todos os servidores motivados”, acrescentou.
A última parada da Caravana 26 foi a Comarca de João Dourado. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vacinas contra hepatite, febre amarela, gripe, além da aferição da pressão arterial e exames de glicemia. As atividades da equipe de saúde foram acompanhadas pela Secretária Municipal de Saúde, Janete Cavalcanti Dourado. A Secretária aproveitou a ocasião para incentivar a prevenção do câncer de mama e a realização da mamografia pelas servidoras do Poder Judiciário.
Iniciada em 9 de maio de 2011, a Caravana SER já visitou 82 comarcas, tendo como objetivo descentralizar as ações para atingir, igualmente, os servidores da capital e do interior, além de orientá-los na relação da saúde com o trabalho.
O que mais me chamou atenção nesse roteiro foi que passamos por cidades pequenas e percebemos que todos os servidores e também membros da comunidade se sentiram valorizados com essa ação”, destacou a médica Jamile Ferraz. Fonte: Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário