Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de maio de 2014

sábado, 3 de maio de 2014

Jornais de Xique-Xique (BA): ANOS DE 1931 E 1932


Os jornais registraram toda administração
do prefeito José Nogueira

  A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de José Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanários, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 ediçõessemanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
      
 
"A ORDEM"
Edição nº 01
     No dia  17 de julho de 1931 começa a circular em Xique-Xique (BA) a 1ª edição desse semanário, tamanho tablóide, com quatro páginas, sob a direção conjunta de Claudemiro Miranda e Jaime Pucini. A redação e impressão  se localizava na Rua Aurora.
     A chamada da capa estampa o título "Em Caminho do Progresso" 
     Os outros destaques da edição n° 01 foram: "Vila de Açuruá e Lampião".
Na página três há anúncios: "Livraria Ruy Barbosa" do Sr. Olímpio Antunes Bastos, "Loja Rocha" do Sr. Lithercílio Rocha, "Armazém Guarani", do Sr. Francolino José dos Santos, "Loja Teixeira" do Sr. Manoel Teixeira de Carvalho e "Farmácia Nogueira".
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto 
 




                                              Avenida J.J. Seabra, em dia chuvoso

     A Avenida J. J. Seabra, é a principal de Xique-Xique (BA) e, como um eixo, corta a cidade ao meio, no sentido oeste/leste.
       Essa Avenida foi uma homenagem do Intendente Municipal Coronel Francisco Xavier Guimarães ao Dr. José Joaquim Seabra, Governador da Bahia no período de 1912/1916,  e também, em agradecimento por esse Governador haver, no ano de 1915, restaurado a Comarca de Xique-Xique (BA), tendo, de imediato,  nomeado um Juiz de Direito para a Comarca recém restaurada.
     A Comarca de Xique-Xique, criada no ano de 1857, havia sido extinta no ano de 1892, pelo então Governador da Bahia, Sr. Joaquim Manoel Rodrigues Lima (1892/1896).

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Lago Ipueira em Xique-Xique (BA): PORTO NATURAL


As águas tranquilas do Lago Ipueira, formado pelo Rio São Francisco e que banha a cidade de Xique-Xique (BA), formam um dos melhores  porto fluvial do "Velho Chico".
Nos finais de semana, por ocasião da feira livre na cidade, o porto fica apinhado de grandes barcas que transportam gente e mercadorias pelo Município. 

Foto aérea de Xique-Xique (BA); LAGO IPUEIRA


Xique-Xique (BA) espraiada à margem do Lago Ipueira, formado pelas águas do Rio São Francisco.
A topografia plana ajuda o crescimento ilimitado da cidade.
Em frente à cidade a grande Ilha do Gado Bravo, a maior entre as inúmeras ilhas que existem no Município.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

1º de Maio: DIA DO TRABALHADOR


                   História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio.
No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais.
No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional 
Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente 
Getúlio Vargasinstituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Foto Denúncia: Mercado do Peixe em Xique-Xique (BA).

Banca do Mercado do Peixe.

Peixes frescos sobre bancas sujas.

Bancas do Mercado do Peixe.

O Mercado do Peixe, em Xique-Xique (BA) é um exemplo típico do descaso de uma administração municipal para com um equipamento público destinado à venda de alimentos.
É um verdadeiro atentado contra a saúde pública da população.
Não obstante, Prefeitos e Vereadores há muitos anos abandonaram por completo esse Mercado onde são vendidos pescados frescos para o povo de Xique-Xique e cidades vizinhas.
O representante local do Ministério Público, esse nem se fala. Totalmente omisso e sem se comprometer com o combate a esse crime que, diga-se, faz parte do seu ofício.

Parque Aquático de Xique-Xique (BA): BANHISTAS


Devido à grande quantidade de piscininhas e brinquedos as crianças são as que mais desfrutam do Parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário