Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Consumo de suplementos vitamínicos e álcool antes da gravidez

      



É estimado que aproxidamente 12-23% das gravidezes tem algum nível pré-natal de exposição ao álcool. O consumo alcoólico materno é a causa de padrões específicos de efeitos adversos no nascimento, incluindo o aumento no risco de má-formações estruturais, deficiência no crescimento pré e pós natal, parto prematuro, natimorto, aborto espontâneo e déficits cognitivos e comportamentais; mas nem todas as mães que ingeriram bebida alcoólica na gestação irão apresentar esses efeitos adversos.
O álcool alteera o metabolismo de nutrientes resultando em absorção e utilização reduzidas, assim como um aumento na absorção podendo interferir no suprimento nutricional da placenta para o feto em desenvolvimento. A suplementação nutricional pode atenuar esses efeitos adversos induzidos pelo álcool. Uma suplementação multivitamínica antes e durante a gravidez pode melhorar a nutrição materna e ajudar a atingir às necessidades nutricionais da mãe que podem ser maiores do que o dobro durante a gravidez.
As dietas maternas que são deficientes em nutrientes essenciais podem exacerbar os efeitos do álcool no feto. Tem sido relatado em estudos que mulheres que consomem álcool durante a gravidez são frequentemente desnutridas. Os pesquisadores acreditam que a suplementação multivitamínica possa melhorar a função imune e a defesa imune, sendo importante para a saúde do feto em crescimento.
Referências
WEISS, L.A.; CHAMBERS, C.D. Associations BetweenMultivitamin Supplement Use and Alcohol Consumption Before Pregnancy: Pregnancy Risk Assessment Monitoring System, 2004 to 2008, ALCOHOLISM: CLINICAL AND EXPERIMENTAL RESEARCH, v.37, n.9, 2013.
Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário