Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Parque Aquático de Xique-Xique (BA) - PISCINAS E BRINQUEDOS.

Piscinas repletas (foto Markileide Oliveira)


Muitas opções
Nos finais de semana o Parque Aquático fica repleto de pessoas a procura de lazer. Muitos vindos de outras cidades vizinhas para aproveitar as inúmeras opções oferecidas pelo Parque.
 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Ruas, Praças e Avenidas de Xique-Xique (BA) :PRAÇA DOM MÁXIMO

Canteiro central do jardim

Canteiro central do jardim

Canteiro central do jardim (noite)

Segundo a tradição a  Praça Dom Máximo foi o primeiro logradouro de Xique-Xique (BA), pois, fora ali que, segundo a lenda da origem da cidade, ali  teria sido construída uma capela para  colocar a imagem do Senhor do Bonfim, que até hoje está na atual Matriz, situada na mesma praça e, no mesmo local, segundo os velhos moradores. 
     Pelos registros históricos, a Praça é mencionada  antes de 1700, quando afirmam que nesse  ano, ali já habitava uma pequena comunidade de pescadores que tinha como denominação   "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique" .
     O nome de Dom Máximo foi outorgado por decreto de 06 de julho de 1932, quando do centenário da cidade, pelo Prefeito Municipal coronel José de Souza Nogueira (1930-1933), em homenagem a um sacerdote xiquexiquense que se tornara bispo em uma cidade maranhense.
     O jardim foi construído na  administração do prefeito João Rodrigues Soares, que governou a cidade de janeiro de 1951 a abril de 1955

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Enchente de 1979 em Xique-Xique BA - PRAÇA 6 DE JULHO

Feira livre na Praça 6 de julho (1979)
A cheia do rio São Francisco no ano de 1979 alagou grande parte da cidade de Xique-Xique (BA) inclusive a área da feira livre cujos feirantes tiveram que se mudar para a Praça 6 de Julho (Pr. da Caldeira) e ali ficaram até o recuo das águas.
Foto: Afonso

Adutora do Rio São Francisco: XIQUE-XIQUE (BA)


 ADUTORA DO RIO SÃO FRANCISCO EM XIQUE-XIQUE (BA).

 Cidade de Xique-Xique (BA), local da captação da água.
 
 Xique-Xique (BA), cidade na margem do Rio São Francisco, fornecedora da água.
 

Centro Histórico da cidade de Xique-Xique (BA).


A Adutora vara a seca caatinga, paralela à rodovia BA.52 (Xique-Xique  a Salvador).. 



Captação da água em Xique-Xique (BA).
     Com investimento de R$ 182 milhões de reais, foi inaugurada em maio de 2013, "Adutora do Rio São Francisco" que, partindo da cidade de  Xique-Xique (BA), onde capta água do Rio São Francisco, é uma das maiores do Estado e vai abastecer mais de 330 mil pessoas em dezesseis municípios situados na região da caatinga baiana, entorno do Município de Irecê (BA).
      A partir da captação da água em Xique-Xique (BA), primeira etapa, foram implantadas cinco estações elevatórias e, em Itaguaçu da Bahia (BA), uma Estação de Tratamento de Água (ETA).
       A Adutora do Rio São Francisco foi realizada em três etapas: a primeira de Xique-Xique (BA) até Itaguaçu da Bahia (BA); a segunda fase compreende o trecho  entre Itaguaçu da Bahia (BA)  e a cidade de Central (BA), a 75 km de Xique-Xique (BA). A terceira etapa da obra  vai da cidade de Central (BA) até a cidade de Irecê (BA).
      Da captação em Xique-Xique (BA)  a água destinada à população da região beneficiada vai percorrer 122 quilômetros e foi a alternativa encontrada para o atendimento das  16 cidades situadas na  caatinga baiana que vêm sofrendo com a falta de chuvas.



Adutora rasga a caatinga rumo às 16 cidades sem águ

Nenhum comentário:

Postar um comentário