Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de abril de 2014

.NOTÍCIAS DE XIQUE-XIQUE

Enchente do Rio São Francisco - 1979 - Praça do Mercado em Xique-Xique (BA).


A cheia do Rio São Francisco no ano de 1979 foi uma das maiores que atingiu Xique-Xique (BA). Grande parte da cidade ficou submersa, principalmente as ruas perto da margem do rio, normalmente destinadas a estabelecimentos comerciais.
A foto registra o  lado sul do Mercado Municipal, totalmente tomado pelas águas e uma grande barca ancorada  em frente a uma das suas portas.
Foto: Afonso

Adutora do São Francisco: CIDADE DE XIQUE-XIQUE (BA).


                  ADUTORA DO RIO SÃO FRANCISCO EM XIQUE-XIQUE (BA).



 Cidade de Xique-Xique (BA), local da captação da água.
 Xique-Xique (BA), cidade na margem do Rio São Francisco, fornecedora da água.
 

Centro Histórico da cidade de Xique-Xique (BA).


A Adutora vara a seca caatinga, paralela à rodovia BA.52 (Xique-Xique  a Salvador).. 



Captação da água em Xique-Xique (BA).
     Com investimento de R$ 182 milhões de reais, foi inaugurada em maio de 2013, "Adutora do Rio São Francisco" que, partindo da cidade de Xique-Xique (BA), onde capta água do Rio São Francisco, é uma das maiores do Estado e vai abastecer mais de 330 mil pessoas em dezesseis municípios situados na região da caatinga baiana, entorno do Município de Irecê (BA).
      A partir da captação da água em Xique-Xique (BA), primeira etapa, foram implantadas cinco estações elevatórias e, em Itaguaçu da Bahia (BA), uma Estação de Tratamento de Água (ETA).
       A Adutora do Rio São Francisco foi realizada em três etapas: a primeira de Xique-Xique (BA) até Itaguaçu da Bahia (BA); a segunda fase compreende o trecho  entre Itaguaçu da Bahia (BA)  e a cidade de Central (BA), a 75 km de Xique-Xique (BA). A terceira etapa da obra  vai da cidade de Central (BA) até a cidade de Irecê (BA).
      Da captação em Xique-Xique (BA)  a água destinada à população da região beneficiada vai percorrer 122 quilômetros e foi a alternativa encontrada para o atendimento das  16 cidades situadas na  caatinga baiana que vêm sofrendo com a falta de chuvas.



Adutora rasga a caatinga rumo às 16 cidades sem água

Nenhum comentário:

Postar um comentário