Total de visualizações de página

domingo, 6 de abril de 2014

ALGO SOBRE XIQUE-XIQUE

Ruas de Xique-Xique (BA) - Avenida J.J. Seabra

A festa da cidade


     
       A Avenida J. J. Seabra, é a principal de Xique-Xique (BA) e, como um eixo, corta a cidade ao meio, no sentido oeste/leste.
       Essa Avenida foi uma homenagem do Intendente Municipal Coronel Francisco Xavier Guimarães ao Dr. José Joaquim Seabra, Governador da Bahia no período de 1912/1916,  e também, em agradecimento por esse Governador haver, no ano de 1915, restaurado a Comarca de Xique-Xique (BA), tendo, de imediato,  nomeado um Juiz de Direito para a Comarca recém restaurada.
     A Comarca de Xique-Xique, criada no ano de 1857, fora extinta no ano de 1892, pelo então Governador da Bahia, Sr. Joaquim Manoel Rodrigues Lima (1892/1896).

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Lago Ipueira: PORTO FLUVIAL DE XIQUE-XIQUE (BA)


O Lago Ipueira, formado pelo Rio São Francisco e que banha Xique-Xique (BA) contém um dos maiores portos fluviais do "Velho Chico".
Dezenas de grandes barcas ali ancoram diariamente  transportando mercadorias e pessoas entre as várias cidades ribeirinhas.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Foto Denúncia: Mercado do Peixe em Xique-Xique (BA)

Bancas sujas

Cães e gatos disputam vísceras

     Está cada vez mais difícil esperar  da parte do atual Prefeito Municipal uma providência para sanear o Mercado do Peixe em Xique-Xique (BA). Isso já tinha acontecido com as administrações anteriores que relegaram esse importante equipamento a um total abandono.
      Também, creio que não há muito o que esperar do representante local do Ministério Público da Bahia, que, parece ter esquecido que uma das suas principais atribuições de ofício é zelar pela saúde pública da população. 
     Assim, resta-nos apenas  esperar que os nossos ilustres Vereadores tomem as rédeas e resolvam o problema. Esses importantes cidadãos são os reais representantes do povo que os elegeu, entre outras coisas para discutir as questões locais e fiscalizar os atos do Prefeito com relação à administração e gastos do orçamento.
     Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações e desempenhando a função de mediador entre o povo e o prefeito.
      Vamos à luta Senhores Vereadores. Vocês podem legislar e defender a saúde pública da população de Xique-Xique.
        Não fiquem omissos ante tão grave problema.

Parque Aquático de Xique-Xique (BA): PISCINAS E ÁRVORES

Banhistas amenizam o calor nas muitas piscinas do parque
As muitas árvores do parque ajudam a refrescar.
 Nos finais de semana o Parque Aquático fica cheio de visitantes, nativos e das cidades vizinhas a procura de lazer para a família.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Aconteceu em Xique-Xique (BA), no século XX: ELOGIOS AO CEL. FRANCISCO XAVIER

Pr. 6 de Julho

Dr. Oswaldo Requião exalta a personalidade
do coronel Francisco Xavier Guimarães

    Esta longa manchete dá título à transcrição de um discurso proferido pelo Dr. Osvaldo Requião, Promotor Público da Comarca de Xique-Xique (BA),  no dia 03 de maio de 1936, por ocasião da inauguração do Sistema de Distribuição de Eletricidade na cidade.
   A partir desse  dia Xique-Xique (BA) passou a ser iluminada por eletricidade a vapor, no lugar da iluminação com grandes lampiões a querosene e a óleo animal ou vegetal.
   O prefeito municipal coronel Francisco Xavier Guimarães havia importado da Inglaterra uma caldeira a lenha, mandou instalar e fez uma grande festa popular para inaugurar o novo sistema de distribuição de energia elétrica na cidade.
 Por este empreendimento foi homenageado pelo discurso do Promotor de Justiça da Comarca, Dr. Osvaldo Requião, publicado, na íntegra no  jornal local  "O PROGRESSO".
OBS: A caldeira que iluminou a cidade durante muitos anos está hoje exposta na Praça 6 de julho, que ficou conhecida como a Praça da Caldeira.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique", de Cassimiro Neto
404

Aconteceu em Xique-Xique (BA), no século XIX: CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA COMARCA


     Através da  Lei Provincial nº 650, de 14 de dezembro de 1857, foi criada e instalada  a Comarca de 1ª Entrância de Xique-Xique (BA) que funcionou no prédio da  Comarca Municipal de Xique-Xique.
    No dia 12 de abril de 1858 o Presidente da Província da Bahia Dr. João Lins Vieira Cansanção Sinimbu (19.08.1856-11.05.1858) assinou o decreto de nomeação do bacharel Dr. José Antônio da Rocha Viana, formado na Faculdade de direito de Recife (PE), para o cargo de Juiz de Direito da Comarca de  Xique-Xique. 
    No dia  08 de julho de 1858 d Câmara Municipal de  Xique-Xique oficiou ao Província da Bahia  nos seguintes termos:

A Câmara Municipal de Chique-Chique nesta data acaba de receber o ofício de V. Exª. datado de 21 de maio de 1858 em que comunica ter naquela data prestado juramento e tomado posse no cargo de Juiz de Direito desta Comarca o bacharel José Antônio da Rocha Viana que, por Decreto de 12 de abril de 1858 fora nomeado.
    Os vereadores que assinaram o ofício supracitado foram: Joaquim Estácio da Costa – presidente, Antônio Martins Santiago, Liberato de Novais Sampaio, João Ferreira da Rocha e Benedito Alves Machado.
91

Nenhum comentário:

Postar um comentário