Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PASSEIO PELO RIO SÃO FRANCISCO


Ao chegar em Xique-Xique, você vai se deparar com uma hospitalidade encantadora, e uma beleza natural estonteante ao longo da margens do São Francisco, onde poderá fazer um belo passeio de barcas, e se deslumbrar com as lindas paisagens em todo o percurso ao começar pala Ponta das Pedras onde fica localizado o nosso belissimo Parque Aquatitico

PORTO DE XIQUE-XIQUE

É onde fica a maior concentração de Barcas de vários tamanho, todas batizadas com seus respectivos nomes , facilitando assim a identificação das mesmas.

Porto de Xique-Xique

PASSEIO DE BARCA

   Um passeio fora de série, com linda vista a cada metro percorrido, mas como em todo meio de transporte, tem gente que pode enjoar, por isso é sempre bom ir prevenido com  medicamentos que inibam este mal estar, e assim poder apreciar o passeio da melhor forma possível.

Passeio de Barca

DUNAS: O ESPETACULO DAS AREIAS
Dentre suas belezas naturais, conta com uma área de Proteção Ambiental das Dunas e Veredas do Baixo e Médio São Francisco, criada em 1997, com 1.085.000 hectares, sendo a maior do Estado.
Essa área protege as grandes elevações de areia e as centenas de veredas que existem no local, abrangendo além de Xique-Xique , os municípios de Barra e Pilão Arcado.
O turismo permanente oferece a festa da beleza das Dunas, atração única formada pelos bancos de areia alvíssima de água doce em toda a América, localizada na margem esquerda do Rio São Francisco. As dunas são avistadas de mais de trinta quilômetros de distância, por quem vem pela a BA–052.

Dunas do São Francisco

MOCAMBO DO VENTO

  Na margem esquerda do Rio São Francisco está localizado o curioso fenômeno natural permanente secularmente chamado de Mocambo do Vento, que é o movimento estranho e violento das águas, que causou incontáveis naufrágios de embarcações de todos os calados, inclusive de vapores grandes e balsas enormes.
  Uma comunidade, com nome idêntico, se formou há décadas defronte ao fenômeno, dando suporte aos visitantes, oferecendo-lhes hospedagem rústica e tradicional gastronomia local, cujos pratos principais são os peixes do Velho Chico, podendo também apreciar aquela cachacinha feita de cana de açúcar diretamente dos alambiques, espalhados em vários vilarejos da região e que é produzida de forma artesanal . Turistas e estudiosos em geral visitam constantemente Mocambo do Vento, muitos para admirarem o fenômeno e outros para tentarem entender e analisar as causas.
No trajeto entre Xique-Xique e Mocambo do Vento, o visitante se delicia com a Ipueira – também única em todo o Vale do São Francisco – e com algumas das dezenas de ilhas que compõem um dos maiores arquipélagos da região.

Povoado de Mocambo do Vento

ILHA DO MIRADOURO

O visitante também pode fazer um turismo cultural pela Ilha do Miradouro e conhecer a igreja de Nossa Senhora de Santana, sendo o mais antigo templo da região, encontrando-se em processo de tombamento estadual.
Histórica Igreja Nossa Senhora de Santana

Teto da Igreja
BOA VISTA
   O povoado de Boa Vista é onde está localizado o grandioso projeto de Irrigação Baixio de Irecê, cujo o nome do mesmo é bastante contestado por toda a população Xique-Xiquense
Baixio de Boa Vista
Ainda a muito para ser mostrado, desse Paraíso chamado Xique-Xique. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário