Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O SERTÃO BAIANO JÁ FOI MAR


O beato Antônio Conselho estava certo sobre sua profecia quando disse: “o sertão vai virar mar”. O centro da Bahia, conhecido como Chapada Diamantina, onde nascem vários rios, há 600 milhões de anos já foi mar. Esta região sofreu profundas transformações devido a intensas atividades vulcânicas. Outra característica do passado geológico da Chapada, onde hoje se encontram grutas, serras, vales, se encontravam vulcões que a partir de suas atividades, transformaram a paisagem da região.

Assim a Chapada teve sua formação da bacia sedimentar, a série de extensas depressões foram preenchidas com materiais expelidos de vulcões, areias sopradas pelo vento e cascalhos caídos de suas bordas. Um fenômeno chamado de soerguimento elevou as camadas de sedimentos acima do nível do mar. Nesta atividade os sedimentos pressionados pela força epirogenética, deslocamento vertical de grandes áreas continentais, foram ao longo de milhões de anos sofrendo o erguimento, formando pelos derrames vulcânicos o território da Chapada.

Um exemplo destas ações da natureza na formação da região baiana e suas características podem ser vista na cidade de Salvador, a divisão entre Cidade Alta e Cidade Baixa vem da constituição de rochas sedimentares que foram se acumulando ao longo do tempo. A Cidade Alta é formada pelas rochas mais antigas, enquanto a Cidade Baixa foi formada pelas rochas sedimentares que se acumularam.  FONTE UPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário