Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de novembro de 2013

VOCÊ NÃO SABE USAR AS VÍRGULAS.

Um ano antes da morte de Tancredo Neves, Andrea Neves, sua primeira neta, publicou um artigo na Revista Vogue, no qual faz uma radiografia do avô, por um viés terno e familiar. Emocionado, o ex-presidente foi às lágrimas ao ler o texto.  Ao se encontrar com a neta, disse:
Sinal de pontuação que mais apresenta dificuldades de uso ao produtor textual, a vírgula serve para indicar pequenas pausas e mudança de entonação. Veja estes exemplos:

Ex. Ficarei feliz se você vier. / Se você vier, ficarei feliz.
Ambas as construções estão escritas de acordo com a variante padrão da Língua Portuguesa; no entanto, observe, a presença da vírgula no segundo exemplo exige do falante uma entonação que inexiste no primeiro. Essa condição torna o enunciado mais incisivo e refinado.
É claro que a frase do ex-presidente revela um contexto no qual a formalidade determina um comportamento social rígido, mas não deixa de registrar, também, um aspecto gramatical que estressa alguns produtores textuais, daí a necessidade de se conhecer as situações em que o uso da vírgula é obrigatório.
– Em datas, endereços, termos relacionados e certas expressões:
Ex. Salvador, 11 de novembro de 2013.
Praça do Campo Grande, 10 – Centro.

O cinema, o teatro, a praia e a música são as suas diversões.
Terminou a festa em minha cidade, isto é, a festa da padroeira.
– Separa vocativoapostoadvérbio longo e adjunto adverbial:
Ex. A vida, seu moço, tem dessas coisas.
Dom Casmurro, romance de Machado de Assis, é uma obra monumental.
Neymar perdeu, inacreditavelmente, o gol.

Ele vai, pouco a pouco, assumindo o papel que era do pai.
– Separa orações coordenadassubordinadas e reduzidas:
Ex. O tempo não para no porto, não apita na curva, não espera ninguém.
Quando os brasileiros aprenderem a votar, este país irá melhorar.
A inteligência, que nos distingue dos irracionais, tem valor inestimável.
Chegando o diretor, avise-me imediatamente!
– Indica a presença de elipse e zeugma:
Ex. Na queda, nenhum arranhão.
Alguns políticos trabalham; outros, não.


– Separa termos deslocados de sua posição normal na frase e orações iniciadas pela conjunção E, quando os sujeitos forem diferentes:
Ex. A desculpa, entretanto, não foi suficiente para agradar ao diretor.
Tirai o homem do mundo, e a ambição desaparecerá da Terra. São essas as situações de uso da vírgula. Atento aos aspectos gramaticais, você estará em condições de virgular corretamente o seu texto.

A pontuação, em geral,  é essencial quando escrevemos um texto, como se pode observar a seguir:
Um certo senhor riquíssimo, de um enorme patrimônio, solteiro,  não tinha filhos mas queria deixar seus bens para alguém. Ele faleceu deixando o seguinte testamento:

"DEIXO OS MEU BENS À MINHA IRMÃ NÃO A MEU SOBRINHO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO PADEIRO NADA DOU AOS POBRES".

Ora, os bens desse senhor poderia ficar tanto para sua irmã como para seu sobrinho, para pagar a conta do padeiro ou dar para os pobres, como se pode verificar conforme a pontuação:

Para sua irmã: "DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ, NÃO A MEU SOBRINHO. JAMAIS SERÁ PAGA À CONTA DO PADEIRO; NADA DOU AOS POBRES".

Para seu sobrinho: "DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ? NÃO! A MEU SOBRINHO! JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO PADEIRO; NADA DOU AOS POBRES".

Pagar a conta do padeiro: "DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ? NÃO! A MEU SOBRINHO? JAMAIS! SERÁ PAGA A CONTA DO PADEIRO; NADA DOU AOS POBRES".

Dar aos pobres: "DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ? NÃO! A MEU SOBRINHO? JAMAIS! SERÁ PAGA A CONTA DO PADEIRO? NADA! DOU AOS POBRES".


Nenhum comentário:

Postar um comentário