Total de visualizações de página

domingo, 21 de setembro de 2014

Entre Ibope e Babesp, o melhor é Aritana

.
Pesquisas eleitorais têm a pretensão de revelar tendências do momento que indiquem uma expectativa do futuro com caráter científico. A julgar pelas experiências baianas este ano, a ideia desceu pelo ralo.
Já falamos sobre isso, mas é bom relembrar: em 2012 nos EUA, Nate Silver, blogueiro do The New York Times, virou sensação ao prever o vencedor da disputa presidencial em todos os 50 estados. Ele fez pesquisas sequenciadas, qualitativas e quantitativas, pagas pelo jornal. Aqui, nós só temos o Ibope, contratado pela TV Bahia, que é da família de ACM Neto, por isso bombardeado pelos governistas como suspeito, e o Babesp, de Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia e governista, escancaradamente com lado, portanto também suspeito, para além dos questionamentos técnicos do estatístico Denivaldo Fernandes.
Claro que, apesar disso, eles dão alguns indicativos. Mas, num cenário desses, previsão turística a rigor, quem quiser mesmo, o melhor é recorrer a Aritana de Oxóssi.
No Maranhão - O Ibope também está sob fogo cerrado no Maranhão. Lá, é parceiro da TV Mirante, filiada da Globo, pertencente à família de José Sarney, que apoia Edison Lobão Filho (PMDB) contra Flávio Dino (PCdoB).
Deu Flávio 42 e Edson 30. Instituto independente contratado pela Federação das Indústrias, o Exata, deu Flávio 57 e Edison 27.
Comunista e 'comonisto' - As comparações com a Bahia se esgotam aí. Lá, Edison diz que Flávio, por ser comunista, quer implantar no Maranhão 'a ditadura do proletariado'.
Cá, isso não existe. Comunista aqui está mais para comonisto.
Super Marina
Os marineiros que desembarcaram ontem em Salvador exalavam otimismo. Dizem que, apesar da pequena queda nas pesquisas e da reação de Dilma e Aécio, o fato é absolutamente natural diante das circunstâncias.
Segundo eles, Dilma tem 11 minutos e meio de tempo de tevê, e Aécio, quatro e meio. Domingos Leonelli sintetiza o sentimento:
- Os dois estão batendo em Marina, e eles somados dão 16 minutos contra um e meio. Marina está até resistindo bem. É uma super Marina. No segundo turno ficaremos iguais. E aí o jogo é outro.
Fonte: A Tarde: Com  Luiz Fernando Lima-

Nenhum comentário:

Postar um comentário