Total de visualizações de página

sábado, 20 de setembro de 2014

Assembleia Legislativa concede a Medalha Dois de Julho ao presidente Eserval Rocha


  O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Eserval Rocha, recebeu hoje (18) a Medalha Dois de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa a cidadãos baianos reconhecidos por darem continuidade à luta pela liberdade.
A sessão especial número 40 foi presidida pelo deputado Marcelo Nilo, que saudou o presidente do Tribunal, pela “coragem e capacidade de realização, ao renovar o compromisso dos heróis do Dois de Julho, em hora aos milhares de baianos que venceram Portugal”, disse.
O presidente da assembleia interrompeu sua campanha pela reeleição somente para participar da sessão, junto a desembargadores, magistrados, deputados e familiares do homenageado, entre os quais, a mulher, Núbia, e um de seus filhos, Eserval Rocha Júnior.
A Medalha Dois de Julho foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010. É a quinta vez que a comenda é concedida. A Assembleia Legislativa costuma ser rigorosa na indicação e certificação dos homenageados, como forma de valorizar o perfil dos agraciados.
O sargento da Polícia Militar Carlos Lima cantou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino ao Dois de Julho, acompanhado, ao piano, por Josué Santana da Paz. O coral do tribunal cantou Canto de Pajé, Amor de Índio e Emoções.
O deputado Carlos Gaban, autor da indicação do nome do presidente do tribunal, destacou as mudanças positivas no Poder Judiciário, como prova do acerto na seleção do nome de Eserval Rocha. “Trata-se de uma administração corajosa para uma Justiça independente”, disse.
Além de Marcelo Nilo e Gaban, estiveram presentes os deputados estaduais Aderbal Caldas, Álvaro Gomes, Bira Coroa, Coronel Gilberto Santana, Delegado Deraldo, Jurandy Oliveira e Maria Luiza.
Autoridades do primeiro escalão do governo estadual também compareceram. O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, representou o governador Jaques Wagner.
Pelo tribunal, acompanharam o presidente, seus assessores diretos, juízes Oséias Costa de Sousa e Anderson Bastos, além dos magistrados Gilberto Bahia, o diretor Franco Bahia, coronel da Polícia Militar Everaldo Mendes, entre outros membros da administração do Judiciário.
O corregedor-geral da Justiça, José Olegário Monção Caldas e a corregedora das Comarcas do Interior, Vilma Costa Veiga, também participaram da cerimônia. Pela Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), a sessão especial contou com a presidente Marielza Brandão.
Ao agradecer a lembrança de seu nome, o presidente do tribunal lembrou sua infância, na Vila de Santo Antônio, município de Gentio do Ouro, Chapada Diamantina, e emocionou-se ao citar sua professora do primeiro ano, Ceci.
O presidente Eserval Rocha destacou a importância do magistrado portar-se como uma referência, um homem virtuoso, para poder julgar seu semelhante. “Competência não é suficiente. A conduta de um juiz é exigida como um modelo para a sociedade”, defendeu.
Ao citar a Oração aos Moços, de Ruy Barbosa, o desembargador ressaltou a importância da independência, da serenidade e da pontualidade, como aspectos decisivos para construir uma conduta apropriada para o exercício da magistratura.

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário