Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Metro 1 - Governador afirma que empresários chineses virão à Bahia consolidar investimentos




Um grupo de empresários chineses deverá vir à Bahia, no início de março, para consolidar os investimentos no Estado, negociados durante reunião com o governador Jaques Wagner. Em seu programa semanal, Conversa com o Governador, Wagner afirmou que percebeu um grande interesse por parte dos chineses em investir no Brasil. "Sobre as duas missões centrais, a PetroChina e a Foton, eu digo que elas estão consolidadas, além de todos os outros contatos que fizemos", afirmou o governador.

De acordo com Wagner, a própria embaixada disse que poucas vezes viu uma missão brasileira com tanta intensidade de encontros e contatos de trabalho. Para ele, o interesse e as constantes negociações colocam a Bahia numa posição de destaque perante o mundo empresarial chinês. "A China é a segunda maior economia do mundo e entendeu que não pode só exportar. É preciso levar empresas para fora da China e eu creio que a gente só tem a ganhar com essa relação que estamos desenvolvendo desde o começo do governo" apontou.

A implantação da JAC Motors é um exemplo deste esforço baiano, segundo o governador. "A Foton e a Bonco Bras são mais dois investimentos consolidados", ressalta. A Bonco é uma subsidiária da PetroChina, uma das duas maiores petroleiras chinesas, e produz ferramentas para exploração de petróleo em terra e em mar. "Eles estão decididos a se instalar na Bahia. Já separamos um terreno. Precisam acabar de desenvolver o projeto e depois começar a construção da unidade fabril na região de Camaçari/Dias D'Ávila. Então, essa foi uma conquista importante".

Durante sua viagem, o governador ainda falou ainda que uma empresa de mineração também manifestou interesse em investir na Bahia. "Tivemos encontro também com uma mineradora interessada em investir, esse foi um contato inicial. Uma petroquímica está interessada em vir para o Brasil e para a Bahia, e foi outro contato inicial. Fizemos contato com a Beiqi, uma empresa automobilística da capital", afirma o governador.

Outro contato, segundo Wagner, foi com a maior produtora de placas de energia solar do mundo, que também é da China. De acordo com o governador, há a possibilidade deles se instalarem na Bahia. "Tivemos um encontro com Exim Bank, o banco que alavanca as indústrias chinesas que se instalam fora do país. Eu espero, a partir daí, ampliar o volume de investimentos chineses, gerando mais emprego e mais benefício para a Bahia e para os baianos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário