Total de visualizações de página

sábado, 13 de dezembro de 2014

Presidenta despreparada

O despreparo de Dilma Rousseff para o exercício da presidência está plenamente comprovado. Prova isto o verdadeiro caos reinante nos setores mais importantes da administração federal, ao ponto de ela recorrer à nomeação de Joaquim Levy para o ministério da Fazenda, iniciativa que significou praticamente uma rendição ao estilo tucano de conduzir a economia, situação humilhante para qualquer petista. Quando foi indicada pelo presidente Lula para candidata, em 2010, já era do conhecimento geral a sua falta de experiência político-administrativa. Nunca exercera qualquer cargo eletivo, não passando, por conseguinte, de uma burocrata de nível bem abaixo do necessário ao enfrentamento dos graves problemas do país.
De nada adiantou. Lula bateu o pé e hoje sofremos os resultados: inflação em alta e PIB em baixa, beirando o zero, ou seja, crescimento econômico quase nulo. Acrescento o escândalo do “petrolão”, um assalto à Petrobras, empresa símbolo da luta pelo desenvolvimento do país, cujas consequências são imprevisíveis quando for divulgada a relação dos políticos (deputados, senadores, governadores) envolvidos na maracutaia. Tal cenário deixa evidente a falta da vivência necessária à presidenta para ocupar cargo de tal complexidade, realidade esta que apenas Lula não percebeu quando a indicou em 2010. Certamente não queria alguém que viesse a lhe fazer sombra.
Por último, temos o decreto por ela enviado ao Congresso e aprovado pela base do governo que praticamente revoga a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em troca de R$ 444,7 milhões para as suas emendas ao Orçamento, os parlamentares deram a Dilma o direito de alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, extinguindo a meta fiscal de 2014. É o toma lá da cá oficializado. “Sua inclinação à ‘gerência’, sua paixão por frases que não acabam e por pensamentos que não começam escondem o fato essencial: seu despreparo para o cargo”. Esse trecho do excelente artigo de J.R. Guzzo na Veja (3/12) sintetiza bem a incompetência da presidenta.
Fonte: Newton Sobral | Jornalista | newtonsobral@atarde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário