Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O sertão do Conselheiro e a Universidade do Nordeste da BA

        


É inegável que os governos do presidente Lula e da presidente Dilma deram outra feição ao ensino público superior no país. Foram criadas 18 novas universidades federais, para além das centenas de institutos federais de ensino tecnológico. Na Bahia, até 2006 convivíamos com a realidade de uma única universidade, a Universidade Federal da Bahia, de tantos serviços prestados ao nosso estado. Esse quadro modificou-se de modo substancial. O estado, em tão pouco tempo, passou de uma universidade para seis.
Temos agora, além da Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Sabemos, no entanto, que isso é ainda insuficiente. O estado continua a lutar para que se amplie a implantação de novas universidades. Há a possibilidade da implantação da Universidade do Sudoeste, facilitada pela presença de um campus da Ufba em Conquista, e a implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB).
A reivindicação pela criação da UFNB tem levado a população de todo o nordeste da Bahia a uma impressionante mobilização. Milhares de pessoas de quatro territórios de identidade - Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Agreste Litoral Norte -, envolvendo 74 municípios, abarcando uma população próxima dos 2 milhões de habitantes, têm levantado sua voz exigindo que surja a nova universidade.
Por Emiliano José

Nenhum comentário:

Postar um comentário