Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CORRIDA OU CAMINHADA: QUAL O MELHOR EXERCÍCIO? ESTUDO RESPONDE


Quanto tempo o iniciante deve fazer de atividade? Qual gasta mais calorias? Veja dicas e tire suas dúvidas
Você decidiu começar uma atividade física e está na dúvida: corrida ou caminhada, qual a melhor opção? Para quem não está procurando resultados de atleta profissional, caminhada e corrida são duas escolhas de exercícios físicos igualmente boas.
Corrida ou caminhada? Já escolheu sua atividade? - Dados recentes de uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos, mostram que pessoas que caminham rápido ou correm tem ganhos semelhantes quanto à saúde geral. Conheça mais sobre cada atividade – e corra ou caminhe na direção da que melhor encaixar para a sua personalidade, finalidade e rotina.
Como começar a atividade física?  - Caminhada x corrida.  Para começar, vale ir devagar. A ideia é optar por uma caminhada leve e ir acelerando aos poucos. Se tiver um condicionamento físico melhor, pode apostar na corrida, também iniciando com um ritmo mais moderado. 

Quanto tempo? - Se optar pela caminhada, órgãos internacionais de saúde recomendam pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana. Se a atividade for mais intensa, como a corrida, a ideia é fazer 15 minutos cinco vezes por semana. 

Qual exercício escolher? - Corrida e caminhada têm seus benefícios. Na corrida, o gasto calórico é maior, por exemplo. São 10 calorias por minuto. Na caminhada moderada, o valor cai para 5,5 calorias por minuto. Já a caminhada tem menos impacto e pode ser mais "segura" para o corpo. E esse impacto atua na reciclagem dos ossos, com a vantagem de causar menos fraturas por estresse do que a corrida. Estudos mostram que andar é recomendado até para quem já sofre com osteoporose.  Se a ideia é passar da caminhada para a corrida, fique atento. O movimento de trotes castiga mais as articulações, portanto, para acelerar o ritmo é preciso um trabalho conjunto de fortalecimento muscular. 

Roupa e calçados. - Tanto na corrida quanto na caminhada, é fundamental escolher bem roupas e calçados. O tênis deve respeitar o tipo de pisada do praticante. Para descobrir qual é sua pisada e qual tipo de amortecimento indicado, consulte um ortopedista.  A roupa deve ser leve, principalmente para as atividades ao ar livre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário