Total de visualizações de página

domingo, 17 de junho de 2012

GENTIO DO OURO: UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

  
      Por força do ato de 09 de julho de 1890, o Município de Gentio do Ouro - BA foi criado com a denominação de Município de Gameleira do Açuruá, desmembrado do Município de Xique-Xique - BA. A sua instalação ocorreu em 09 de dezembro do mesmo ano, em sua sede, Gameleira do Açuruá.
      O novo município ficou sendo constituído pelos Distrito de Gameleira do Açuruá (sede), São José e Lagoa. Hoje o município é composto pelos distritos de Gentio do Ouro (atual sede), Gameleira do Assurruá (atual grafia), Santo Inácio, Itajubaquara, Ibitunane e Pituba.
      A Lei vigente é a de nº 628, de 30 de dezembro de 1953, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia,m 18 de fevereiro de 1954, a qual estabelece os limites do município.
      O município está localizado na zona fisiológica da Chada Diamantina setentrional, na Microrregião Homogênea 009-Irecê, enquadrado nas regiões de Planejamento 008, Administraa 021 e Econômica 011-Irecê. Sua área territorial é de 3.700 km², com uma população de 10.622 habitantes (Censo/2010) e 8.010 eleitores até abril/2012, segundo TSE. A atual Câmara de Vereadores é composta por 09 vereadores.         
       Foi em Gameleira do Açuruá onde nasceu o Município de Gentio do Ouro, situada ao pé da Serra do Açuruá, fundada ainda no Brasil-Colônia.
      Conta-se que um vaqueiro à procura de reses desaparecidas, se perdeu nas matas do Açuruá. Cansado, subiu em uma árvore e avistou uma baixada próxima, com vegetação verde e sinal de água. Decediu chegar até o brejo e se deparou com uma casa grande abondonada, tomada por ramagens, construção de tijolos, coberta por telhas, portas e janelas de boa madeira. Havia dentro dela um engenho de de cana-de-açucar de madeira, uma casa de farinha e uma dezena de quartos onde abrigavam seus priemiros donos. Logo foi chamada Casa das Antas, devido a grande quantidade de excrementos desses animais, ali encontrada. Ainda dentro dessa casa foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora Santana, a qual  passou a ser sua padroeira, cujos festejos acontecem entre 17 (inicio das novenas) e 26 (dia da padroeira) de julho. Dizem que essa imagem se encontra com certa família, na cidade de Bom Jesus da Lapa - BA.
      O primeiro prefeito do município, intitulado Intendente Municipal, foi o Coronel Reginaldo Gomes Lima, membro de uma grande família, senhor de muitas propriedades, chefe político de muito prestígio e bem relacionado com alguns líederes políticos na Capital do Estado, dentres eles o eminente Conselheiro Luiz Viana, que foi Promotor em Xique-Xique, Juiz de Direito, Desembargador e Presidente do Tribunal de Apelação. Elegeu-se Senador e ocupou a Presidência do Senado. Foi eleito, também, Governador da Bahia de 1890 a 1900, sendo o baiano a exercer os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
      Com a nomeação do Tenente Juraci Magalhães para Interventor na Bahia, o Coronel Reginaldo foi desprestigiado.
      Os Decretos Estaduais nº 7.455, de 25 de junho e 7.477, de 08 de julho, ambos de 1931, suprimiram o Município de Gameleira do Açuruá e o decreto nº 8.546, de 15 de julho de 1933 o restaurou, voltando a funcionar em 09 de agosto de 1933. Presume-se que a supressão do município por dois anos se deve ao maquiavelismo do Coronel Renovato Barreto, sogro de João Oliviera Barreto e inimigo declarado do Coronel Reginaldo.
      Através do Decreto-Lei nº 10.724, de 30 de março de 1938, a sede do município foi transferida para Vila de Santo Inácio (presume-se também, por imposição do Coronel Renovato), que passou a denominar-se Município de Santo Inácio do  Açuruá, sendo posteriormente suprida a palavra Açuruá.
      Pela Lei Estadual nº 628 de 30 de dezembro de 1953 e o Ato Municipal nº 52, de 05 de agosto de 1954, a sede do município foi transferida de Santo Inácio para Gentio do Ouro, em 14 de agosto do mesmo ano. Na ocasião era Governador da Bahia Dr. Régis Pacheco e, como Prefeito Municipal, o Sr. Epaminondas Rocha.
      A sede municipal permaneceu em Gameleira do Açuruá por aproximadamente 46 anos. E foram sucessores do Coronel Reginaldo, até 1941, os senhores: Alfredo Sampaio, José Moreira, Adelino Félix, João Oliveira Barreto e Febrônio de Souza. Em 1941 sucedeu a Febrônio, o Sr. Ladislau Reis de Souza (Tenente Santinho), que foi demitido em 1944 por permanecer mais tempo em Gentio do Ouro, sendo sucessivamente ocupada pelo estatísco Hildebrando Ribeiro, Adão Moreira Bastos e Ademar Gomes Paiva. Ainda em 1947 foi eleito, pelo voto direto, o primeiro prefeito, o Sr. Edésio Rocha, que foi sucedido pelos prefeitos: Epaminondas Rocha, Turíbio Celestino Santos, Manoel Vieira Barreto (Neco), José Gomes Bessa (Deba), Edmundo Pereira Bastos (4 vezes), Getúlio Reginaldo Cunha (2 vezes), Edilson Gomes Cunha, José Henrique Rodrigues de Queiroz (2 vezes) e Ivonilton Vieira dos Santos (atual).
  
O atual prefeito municipal é Ivonilton Vieira dos Santos e o vice-prefeito Adenilton Almeida, candidatos à reeleição pelo PSD, escolhidos na convenção realizada em 16 de junho de 2012, com a presença dos deputado federal Edson Pimenta, deputados estaduais Ângelo Coronel, Fabrício, Reinaldo Braga, canditados a prefeito de Uibaí e Lapão, o padre da Paróquia local, pastores das Igrejas Assembleia de Deus e Batista e empresários do município e região, além de uma imensa quantidade pessoas. 
Postado por Luiz de Maroca, 17/06/2012

O bucolismo serrano...
 
PRINCIPAL BALNEÁRIO
ESCORREGA é um lajedo inclinado banhado por um riacho, onde os visitantes escorregam do alto até o poço de água cristalina. Fica a cerca de 8 km da vila por via não asfaltada. Confiras as fotos:

O Escorrega fica próximo à vila de Gameleira do Assuruá

ARQUITETURA

SERRA DO ASSURUÁ

A vila de Gameleira do Assuruá está exatamente defronte à Serra do Assuruá

FORMACÕES ROCHOSAS

Paredão rochoso próximo ao Encantado do Escorrega
 
PRINCIPAIS EVENTOS
Festa de Santana- Nossa Senhora de Santana é a padroeira de Gameleira do Assuruá, comemorado com novenas, missa e finaliza com festa com grupos musicais. De 17 a 26 de julho.
Festa do Bom Jesus- os festejos e cultos do Bom Jesus em 5 e 6 de agosto é comemorado com novenas, missa e festa, inclusive conservando a tradição dos sambas de roda, rodas de São Gonçalo e das chulas.

IGREJA DE SANTANA
No seu altar, em estilo barroco, estão presentes as imagens de Nossa Senhora Santana (padroeira do lugar), Nossa Senhora da Piedade, São Joaquim, São José, Anjo da Guarda, Maria e Jesus. Confira as fotos:
                      
        
                           
Canto dos Festejos do Bom Jesus(5 e 6 de agosto em Gameleira do Assuruá)
Ô viva eri viva
Ô viva eri viva
De louvor ao Bom Jesus
De louvor ao Bom Jesus
No altar desse Senhor
No altar desse Senhor
Tem uma rosa brilhante
Tem uma rosa brilhante
Brilhantes são elas todas
O Bom Jesus é mais galante
O Bom Jesus é mais galante
Vamos minha gente
Vamos minha gente
Que uma noite não é nada
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Se não dormir agora
Dormirei de madrugada
Dormirei de madrugada

Fontes: discruso de Turíbio Celesino dos Santos (1990), site Eco Enigma, IBGE, TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário