Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Conheça os benefícios e malefícios do café



Quente, gelado, cremoso, expresso, seja como for, o café está presente no dia a dia de milhares de pessoas. Considerada uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café ganhou tantos fãs que existe não só como bebida, mas também em doces, licores e até em produtos de beleza.

Apesar do sabor sedutor e viciante, o que muitos adeptos do “cafezinho” não sabem é que a bebida pode trazer benefícios e malefícios à saúde. É o que explica a nutricionista do Hapvida, Sílvia Mara.

“Há quem tome café o dia inteiro, principalmente nos intervalos de trabalho. Não podemos nos esquecer de que a cafeína, presente no café, pode ocasionar problemas à saúde, se ingerida em quantidade acima do normal”, alerta.

Quantidade ideal
De acordo com a especialista, se ingerido até duas vezes ao dia, o café pode contribuir para a queima de gordura, principalmente a da região abdominal, além de servir como fonte de energia para o corpo, proporcionando ânimo e bem-estar. No entanto, para quem bebe diversas xícaras de café durante o dia, os resultados não são os mesmos.

Segundo Sílvia Mara, o exagero no consumo pode causar danos à saúde. “Há pessoas que não se limitam a tomar uma ou duas xícaras e, por isso, acabam virando dependentes da cafeína. Por ser um estimulante do sistema nervoso, esse consumo descontrolado pode levar ao aumento da pressão arterial, provocar dores de cabeça e até insônia”, revela a nutricionista.

Saiba se você é dependente do café
Como saber se estou dependente ou não da cafeína? Um dos principais sinais são as dores de cabeça, que geralmente surgem após um período sem o consumo do café. Este pode ser um sinal de que é necessário controlar a ingestão.

“É sempre bom procurar um especialista para tirar as dúvidas. Até porque a cafeína não está presente apenas no café, mas também nos refrigerantes, chás, chocolate e até em medicamentos”, explica.

Para controlar o desejo de tomar sempre café, a nutricionista dá a dica. “Para quem costuma tomar pequenas doses de café durante o expediente no trabalho, o que aconselho é um cuidado maior com esse consumo, para que não extrapole a quantidade diária que o nosso organismo precisa. Uma boa alternativa é o uso do café descafeinado, além de uma dieta balanceada, sempre acompanhada por um nutricionista”, complementa Sílvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário