Total de visualizações de página

domingo, 22 de março de 2015

GOLPE “CONSTITUCIONAL” “INTERVENÇÃO ESTÁ EM CURSO”

Poder. Intervencionistas avaliam que as Forças Armadas tem poderio militar para uma tomada de poder no país e estão se preparando
Alimentados pela crise política do governo de Dilma Rousseff (PT) e com receio de um “golpe comunista”, civis e militares reservistas e reformados não descartam uma nova intervenção militar “constitucional” no país. Além de acompanharem o cenário nacional, oficiais inativos das Forças Armadas e empresários fazem trabalho de organização e difusão da proposta de militarização do Executivo. Atrás apenas dos Estados Unidos no continente americano em poderio bélico, as Forças Armadas do Brasil teriam condições de tomar o Poder sem dificuldades, segundo os intervencionistas.

O empresário paulista Leandro Antônio Cimino, que participou dos protestos no último dia 15 de março, explicou que é um dos 23 membros do Comando Central de Intervenção (CCI). O grupo é composto por civis, como ele, e militares da reserva. O CCI produz informativos que explicam a viabilidade de uma intervenção militar. “Temos pessoas em outros países, como Alemanha e Inglaterra, que conversam com as pessoas para mostrar o que é uma intervenção militar constitucional”, disse. De acordo com Cimino, os agentes das Forças Armadas que estão na ativa não podem se pronunciar sobre uma intervenção, mas disse que seus colegas de CCI já enxergam “movimentações por parte do Exército”.

Empresário e sargento reservista do Exército, o gaúcho Marconi da Silva Olguins garante que a “intervenção já está em curso”. Ele usa como exemplo a Campanha pela Moralidade Nacional, lançada no último dia 19 de março no Clube Militar do Rio Janeiro. “Esses eventos mostram que os reservistas estão organizados de forma indireta, para não serem vigiados. A inteligência do Exército está acompanhando o que está acontecendo na política. Eles estão preparados e fazendo exercícios militares.” O general reformado do Exército Marco Felício acredita que seria melhor o impeachment de Dilma, mas se a “aspiração do povo for por uma intervenção, as Forças Armadas estarão prontas”. “As Forças Armadas estão acompanhando o que está acontecendo. Não descarto uma intervenção”, disse.

O presidente do Clube Militar do Rio de Janeiro, o general Gilberto Rodrigues Pimentel, explicou que a Campanha pela Moralidade é apenas para promover o combate à corrupção e discutir a crise. “O país pode mudar, mas pela democracia. Foram poucas pessoas que pediram a intervenção. Ela só aconteceria se o caos se instalasse.” Perguntado se o Brasil pode atingir nível caótico, o general respondeu: “o caminho que estamos indo não está bom. Falta firmeza para punir malfeitores”.


Defesa. Oficial. Dentre as Forças Armadas, apenas o Exército respondeu à reportagem sobre os pedidos de intervenção. “O Exército age em conformidade com a Constituição. Não cabe à instituição apresentar juízo de valor em relação aos assuntos políticos da nação.”

PMB não apoia intervenção. - O fundador do Partido Militar Brasileiro (PMB), legenda que poderá ir às urnas na eleição de 2016, o deputado federal Capitão Augusto (PR-SP), defende que a mudança do país deve ser feita “nos pleitos e sem golpe”.  “O partido vai possibilitar que pessoas se identifiquem com as bandeiras conservadoras por vias democráticas nas urnas. Não concordo com interve

IPVA: 5% de desconto para carros com placa de final 2 até 27/3


Os proprietários de carros com placa de final 2 têm até o dia 27 de março para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O benefício é válido apenas para o pagamento em cota única (à vista), alerta a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba).
Os contribuintes têm, ainda, a opção de parcelar o IPVA em até três vezes, sem desconto, com o vencimento da primeira cota também no dia 27, no caso dos veículos com placa de final 2. Já para os contribuintes com carros de placa de final 1 que optaram pelo pagamento parcelado, o dia 30 de março é a data limite para quitar a segunda cota do imposto. As datas de pagamento das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br => Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário).
Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.
Fonte: Tribuna da Bahia

Dilma Rousseff sanciona novo CPC

A presidente da República  Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (16), durante cerimônia ocorrida no Palácio do Planalto, o Novo Código de Processo Civil (CPC). A medida trará mudanças significativas na jurisprudência brasileira.
A reforma do texto tem o objetivo de simplificar processos e acelerar decisões da Justiça. “O texto chega em boa hora, veio substituir um código que tinha mais de 40 anos, daí a importância do desafio que foi respondido. Os textos anteriores eram produzidos durante um período de exceção. Portanto, não tinham uma ampla discussão como este tem agora. Agora, enfim, nós incorporamos ao Processo Civil os princípios contidos na Constituição de 1988. O novo código contribui, assim, decisivamente, para a consolidação do Estado Democrático de Direito”, afirmou Dilma.
O novo Código de Processo Civil, vai substituir a lei 5.869/1973, que estava em vigor há 42 anos. Os profissionais do direito terão que se adequar ao novo CPC a partir da sua vigência. O novo Código de Processo Civil regula o andamento das ações judiciais, os prazos, atos e procedimentos referentes a essas medidas.

PRE-BA investiga servidores públicos que se candidataram nas eleições apenas para ter licença

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.dgra9muk9kA Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) vai investigar servidores públicos que foram candidatos nas eleições de 2014 apenas para conseguir licença para atividade política, sem efetivamente participarem do processo eleitoral. O procedimento administrativo foi instaurado nesta segunda-feira (2). Ao final da investigação, serão encaminhadas representações aos órgãos competentes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual para apuração dos casos de improbidade administrativa e adoção das medidas cabíveis contra os servidores que praticaram o ato ilícito. A Procuradoria vai solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) os nomes dos servidores públicos que concorreram às eleições do ano passado, especificando o vínculo (municipal, estadual ou federal) e o órgão ou entidade pública na qual trabalham. Serão requeridos o total de votos obtidos por esses candidatos e os gastos declarados com suas campanhas, com distinção entre os gastos financeiros e os gastos estimáveis em dinheiro. “O gozo de licença remunerada sem o correspondente desempenho da atividade política configura hipótese de enriquecimento ilícito e afronta ao princípio da moralidade e aos deveres de honestidade e lealdade à Administração Pública, enquadrando-se em ato de improbidade administrativa, previsto no art. 9º da Lei nº 8.429/92”, explicou o procurador regional eleitoral Ruy Mello, que instaurou o procedimento.
Imprensa: Bahia Notícias

sábado, 21 de março de 2015

ALÉM DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO, RECÉM-NASCIDOS PODEM TER RG, PASSAPORTE E ATÉ CPF


Assim que o bebê nasce a gente trata logo de providenciar sua certidão de nascimento e, muitas vezes, uma cópia autenticada para ficar em nossa carteira e evitar que a original logo se estrague. Um pouco depois, o pequenino ganha a sua carteirinha de vacinação, que não é um documento oficial, mas mostra quantas picadas (ai, tadinho!) já levou e é superimportante para comprovar a quais doenças ele já está imunizado. Mas será que isso é suficiente? A princípio, sim.
São esses os principais e mais importantes documentos para um bebê mas, com o tempo, a família pode achar a necessidade de providenciar alguns outros.
É o caso do RG, por exemplo. Isso porque ele é bem mais prático de ser carregado no lugar da certidão de nascimento e facilita o embarque em voos nacionais e alguns internacionais (viagens para países que fazem parte do Mercosul). Além disso, é bacana ter o registro das digitais da criança no Serviço de Identificação Civil. “Decidi fazer o RG das crianças pela facilidade e segurança de andar com um documento com a foto delas”, explica Priscila Rocha, mãe de Giovana, de 5 anos, e dos gêmeos Pedro e Gabriel, de 2 anos. Ao fazer o pedido do RG em uma agência do Poupatempo, ofereceram para Priscila a emissão dos CPFs e, hoje, as crianças já possuem os dois documentos. Mas, na realidade, não há a pressa para as crianças terem o Cadastro de Pessoa Física tão cedo. “Só seria obrigatório se a criança tivesse herdado um patrimônio ou possuísse alguma renda a ser declarada. Apesar disso, alguns bancos podem exigir o documento para a abertura de determinadas contas”, afirma a advogada Flávia Coelho, de São Paulo.
Outro documento importante é o passaporte, necessário para viagens internacionais para países que não fazem parte do Mercosul. Porém, é preciso ficar atenta à validade, que é menor para crianças até 4 anos.
Saiba um pouco mais sobre cada um dos documentos abaixo.
Certidão de nascimento. - Na verdade, trata-se de um direito de todo cidadão brasileiro e sua emissão (1ª via) é gratuita. Deve ser feita assim que o bebê nascer, pois com a certidão você poderá tirar outros documentos do seu filho, como RG e CPF, além de ser necessária para adicioná-lo ao seu plano de saúde e dar entrada na licença-maternidade. Para fazer o registro de nascimento basta ir até o Cartório de Registro Civil mais próximo com a Declaração de Nascido Vivo (DNV) emitida pelo hospital ou casa de parto. Pode ser feita pelo pai, portando o seu RG, ou pela mãe do bebê. Se forem casados também devem levar a certidão de casamento. Em caso de partos domiciliares, além da Declaração de Nascido Vivo, emitida pela parteira, alguns cartórios pedem a presença de duas testemunhas para comprovarem a gravidez da mãe.
RG (Registro Geral) - A primeira via do RG também é gratuita e não há uma idade mínima para ser feita. Se você mora em São Paulo, pode procurar uma agência do Poupatempo, mediante agendamento pela internet. Em outros locais, o Posto de Identificação Civil funciona em delegacias da Polícia Civil. No dia, o bebê deve estar presente pois irá deixar algumas impressões digitais para registro. Os documentos necessários são: certidão de nascimento original do bebê e cópia simples, duas fotos 3x4 e RG original do responsável presente.
CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). - Também não há idade mínima para obtê-lo e, no caso de crianças, a inscrição precisa ser feita pessoalmente já que, para solicitá-lo via internet, o cidadão brasileiro precisa possuir Título de Eleitor. Pode ser providenciado nas agências dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e, no caso de São Paulo, no Poupatempo que possua tais agências. O Cadastro de Pessoas Físicas tem um custo de R$ 5,70*. É necessário levar a Certidão de Nascimento ou RG originais e documento original com foto do solicitante responsável. O cartão com o número do CPF poderá ser impresso no site da Receita Federal logo após o pedido de cadastro. Dica: se você fizer o pedido do CPF antes do RG, pode pedir para inserir esse número no documento de registro do seu filho.
Passaporte. - É outro que não estipula idade mínima para solicitação. Feito mediante agendamento no site da Polícia Federal. A criança deverá estar presente no dia e, no caso e menores de 3 anos, também é necessário levar uma fotografia tamanho 5x7, recente, colorida, sem data, e em fundo branco. Isso porque alguns bebês podem não conseguir tirar a foto na hora. No site da Polícia Federal há um formulário de autorização para emissão de passaporte de menor que deverá ser preenchido pelo pai e pela mãe da criança (no caso de um dos dois não estar presente no dia, havendo a necessidade do reconhecimento de sua assinatura por autenticidade). Hoje também é possível fazer, na hora da emissão do passaporte, uma autorização para viagens internacionais, o que evita e necessidade de novo processo toda vez que o menor for viajar com apenas um dos pais.
Documentos necessários: certidão de nascimento atualizada ou documento de identidade (para maiores de 12 anos), passaporte anterior (quando houver), documento original dos pais e pagamento da taxa de solicitação (R$ 156,07*).
Detalhe: a validade do passaporte para crianças pequenas varia de acordo com a idade:
o   de 0 a 1 ano: válido por 1 ano
o   1 a 2 anos: válido por 2 anos
o   2 a 3 anos: válido por 3 anos
o   3 a 4 anos: válido por 4 anos
o   4 anos em diante: válido por 5 anos


Carteira de vacinação. - Gratuito e sem prazo de validade, esse documento criado pelo Ministério da Saúde para comprovar as vacinas que a criança já tomou e mostrar aquelas que ainda precisa tomar é oferecido pelos serviços de vacinação do país. Quando o bebê nasce em hospitais da rede pública já sai de lá com a carteirinha. Quando isso não acontece, ela pode ser retirada em um posto de saúde. Escolas de educação infantil costumam solicitar uma cópia do documento para efetivarem a matrícula das crianças

15 ERROS COMUNS DAS MÃES DE PRIMEIRA VIAGEM


Tudo que é novo assusta. E, quando o assunto é maternidade, o medo de errar toma proporções ainda maiores, pois envolve a vida de um ser indefeso, o maior motivo de amor dos pais.  A grande preocupação é a de que todas as leituras, conversas com o médico e a família não sejam suficientes e que, nos momentos a sós com o bebê, cometa-se algum erro que prejudique a criança. O mais importante, no entanto, é lembrar de que a maternidade é uma experiência de aprendizado constante. “Ter filho exige calma para entender cada momento do bebê. Exige ainda que sejamos tranquilos para não criar situações de estresse desnecessárias, sofrimentos que, às vezes, não precisariam existir", pondera Marcelo Pavese Porto, vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. De acordo com Porto, não se deve ter medo do recém-nascido. "Ele não fala, mas se comunica muito bem, desde que a gente aprenda a entender essa comunicação. O bebê precisa de apoio, pois é quase indefeso, mas não desmonta com um assopro. Em suma, o que o filho mais precisa é de amor, de carinho e uma boa dose de bom senso dos pais”, diz o especialista.
Conversamos com mulheres e especialistas que listaram os erros que mais assolam as mães inexperientes. Será que você se identifica com algum deles?
1
Duvidar da própria intuição e do instinto materno
“A mãe, por natureza, é superprotetora e envolvida com os cuidados do bebê. Seus sentidos ficam mais apurados; seu sono, mais leve, e seu corpo, mais resistente ao cansaço e as dores. Por isso, mesmo sendo uma mãe de primeira viagem, ela saberá lidar com as mais diversas situações para cuidar do bebê. Muitas vezes a criança não consegue expressar suas necessidades e a intuição materna é vital para sua sobrevivência. Confie nos seus instintos. Seu filho também estará confiando”, frisa Antonio Paulo Stockler, ginecologista e obstetra do Hospital Universitário Antônio Pedro e especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
2
Excluir o pai da rotina do bebê
“O papel do pai é fundamental desde o início da gravidez. O bebê já aprende a identificar a voz dele ainda na barriga da mãe. É lógico que o papel da mãe no início é mais preponderante, mas o pai precisa estar envolvido, participar de todas as tarefas, trocar fraldas, consolar, fazer carinho, amar. Um filho é uma construção familiar - e não parte somente de um”, aconselha Marcelo Pavese Porto.
3
Não se cuidar e colocar o bebê como única prioridade
“A maternidade é uma experiência avassaladora que, muitas vezes, domina completamente o cotidiano feminino com todas as atribuições e necessidades vitais e afetivas do bebê. Um ponto fundamental é que o bebê precisa de uma mãe saudável, bem disposta e atenta para que possa se desenvolver plenamente. Por isso, descuidar de si mesma é descuidar da saúde da criança. É importante a mamãe realizar exercícios físicos que ajudarão no retorno ao peso de antes da gravidez, vão estimular a liberação de endorfinas (diminuindo a sensação de cansaço e elevando a autoestima) e facilitarão a produção de leite. A nova mamãe deve também manter alimentação balanceada, de forma que possa suprir todas as necessidades de seu filho através do aleitamento”, alerta Antonio Paulo Stockler.
4
Isolar-se em casa nos primeiros meses do bebê
“Quando minha primeira filha nasceu, tive muito medo de sair com ela, mesmo após a liberação do médico. Me isolei em casa durante seis meses e saía raramente, apenas para almoçar na casa de um parente ou levá-la ao médico. Minha filha estava sempre com a imunidade muito baixa e eu não entendia o porquê. Para piorar, comecei a me sentir entediada e solitária e quase entrei em depressão. No meu segundo filho, percebi que era loucura me trancar em casa e, dois meses após o parto, eu já o levava para passeios curtos. Ele se desenvolveu com muito mais saúde e quase não adoecia, pois teve a oportunidade de desenvolver anticorpos”, conta a mamãe Mariane Osório, 39 anos.
5
Querer impor disciplina em excesso nos horários do bebê
“Não há como impor horários para o recém-nascido ou nos primeiros meses de vida. O bebê segue seu próprio ritmo: mama conforme necessita, acorda e dorme quando precisa e não tem, sequer do ponto de vista hormonal e de desenvolvimento neuropsicomotor, a capacidade de aprender e seguir horários. Por outro lado, isso não significa que deve ser atendido no primeiro choro, pois ele também precisa criar a capacidade de se reorganizar e retomar o sono sozinho. Claro que vale o bom senso. Se ele está chorando bastante, é porque precisa de algo e deve ser atendido”, observa Marcelo.
6
Alimentar-se mal durante a amamentação
“Para produzir uma quantidade de leite suficiente para o bebê, a mãe deve comer um pouco a mais (cerca de 300 calorias) do que o habitual e ingerir água suficiente para saciar sua sede. É fundamental que tome líquidos, alimente-se de forma saudável e descanse sempre que possível”, aconselha Cláudia Hallal, pediatra nutróloga, membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
7
Pensar que o leite materno não é rico o suficiente
“Até os seis meses o leite materno deve ser oferecido todas as vezes que a criança quiser, quando tiver fome ou sede. Não existe ‘leite fraco’; todo leite materno é forte e bom. Logo após o nascimento, a produção do leite pode parecer pequena, mas é suficiente para as necessidades do bebê. À medida que a criança começa a mamar mais, a produção do leite também aumenta proporcionalmente, satisfazendo-o”, explica Cláudia.
8
Não coordenar os horários de sono com os do bebê
“Quando meu filho nasceu, me atrapalhei muito com a organização dos horários de sono. Enquanto ele dormia, eu limpava a casa, trabalhava ou assistia TV. O problema é que logo após as primeiras semanas eu já estava exausta. Resolvi ouvir os conselhos da minha mãe e dormir quando ele dormia. Foi a única forma de me adaptar ao ritmo dele e conseguir descansar”, revela Luana Costa, 35 anos.
9
Achar que todo choro é fome
“O bebê chora como uma forma de se comunicar, o que não necessariamente se relaciona à fome. Bebê sente calor; às vezes, sede ou desconforto por estar com as fraldas sujas. O choro por cólica é um tipo mais característico, intenso, repetitivo, com duração mais longa, difícil de consolar e, em geral, em horários específicos. Outra situação é simplesmente querer atenção, carinho ou colo. O importante é a família manter a calma e tentar com tranquilidade identificar o motivo do choro, sem se apavorar. Com o passar do tempo e sem atropelos, os pais saberão entender e tranquilizar seu filho”, garante Marcelo.
10
Desistir rápido da papinha ou outro alimento
“Com seis meses começamos a oferecer papinhas, mas minha filha rejeitava todas as opções. No começo bateu um desespero e eu quis desistir, mantendo só a amamentação por mais algumas semanas. Após conversar com o médico e ele me conscientizar da importância de introduzir a alimentação sólida, resolvi insistir e ela se adaptou. Foi quando entendi que precisava me esforçar para estimular o desenvolvimento dela”, conta Midiã Rocha, 29 anos.
11
Fazer comparações com outros bebês da família
“Esse é um erro comum, pois as mães de primeira viagem, por não terem tanta experiência com os cuidados com bebê, acabam comparando-o com outros. Isso pode até gerar angústia na mãe e desgaste na relação com os membros da família. O que as mães precisam saber é que cada bebê tem um desenvolvimento e personalidade que lhe é peculiar”, afirma Cynthia Boscovich, psicóloga e psicanalista.
12
Não ouvir os conselhos de outras mães
“Desde a descoberta da gravidez, passei a pesquisar muito e a ler tudo sobre gestação e os primeiros anos do bebê. Mas, na prática, muita coisa não se aprende nos livros e eu me sentia perdida. No começo, eu rejeitava os conselhos da minha mãe e das outras mulheres da família, mas percebi que a experiência delas era valiosa, pois no dia a dia, me ajudou a solucionar as dúvidas e cuidar melhor do meu bebê”, reconhece Elaine Bortello, 38 anos.
13
Manter o bebê todo agasalhado mesmo no calor
“Devemos lembrar que, embora sinta um pouco mais de frio que uma criança maior, o bebê sente calor e não pode ser vestido com exagero. As mãos mais frias são uma característica própria do bebê novinho e não significam que esteja com frio. Podemos verificar no peito do bebê se ele está quentinho ou não. A mãe deve observar se ele está suado, que é um sinal evidente que está vestido em excesso. A criança deve poder se mexer. Um bebê vestido ou coberto em excesso pode ficar muito irritado ou até ter complicações mais graves, como febre e desidratação”, explica Marcelo.
14
Enfeitar demais o berço e esquecer da segurança
“Como toda mãe de primeira viagem, quis montar um quarto dos sonhos para o meu filho. Gastei uma fortuna em enfeites, nichos e grandes bichos de pelúcia. Quando o Enzo tinha quatro meses, um dos nichos que enfeitava a parede do berço se desprendeu e caiu bem em cima dele. Seu pé foi atingido e o pobrezinho ficou com a perna imobilizada por algumas semanas. Depois disso, voltei para casa e arranquei tudo do quarto, deixando somente aquilo que não poderia, de nenhuma maneira, machucar meu filho”, relata Maria Tereza Holanda, 32 anos.
15
Gastar com supérfluos e não priorizar o que é útil

“Quando se é mãe de primeira viagem, tudo enche os nossos olhos e dá aquela vontade de comprar sempre o produto mais caro e mais cheio de detalhes. Na minha primeira gestação, gastei muito com supérfluos e, logo nas primeiras semanas após o parto, percebi que muita coisa que comprei não tinha utilidade. Outros itens, que desprezei durante a preparação do enxoval, fizeram falta e tiveram que ser comprados às pressas. Na segunda gravidez, priorizei apenas os itens de necessidade básica e gastei um terço comparado à primeira gestação”, compartilha Ana Paula Garcia, 43 anos.

LUCIANO HUCK É MULTADO APÓS SUA MARCA SER ACUSADA DE INCENTIVO A PEDOFILIA


O apresentador da TV Globo, Luciano Huck, terá que pagar uma multa de R$ 15 mil ao Ministério Público do Rio de Janeiro por conta de uma camiseta da sua marca 'Use Huck'. A peça de roupa infantil carregava a frase "Vem ni mim que eu tô facin" e com isso foi acusada de incentivo à pedofilia. 
O fato ganhou repercussão no começo do mês e logo em seguida a marca utilizou as redes sociais para se desculpar com os consumidores, retirando a camisa de circulação. Na época, o comunicado afirmou que não queria "justificar o injustificável".

VITÓRIA DEVE R$ 50 MILHÕES PARA UNIÃO; BAHIA TEM DÍVIDA DE R$ 21 MILHÕES


Após aprovação de medida provisória pela presidente Dilma Roussef, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional fez um levantamento das dívidas dos clubes com a União, e a dupla BaVi tem grandes valores em aberto. Dos dois gigantes baianos, quem deve mais é o Vitória. O Leão tem uma dívida que ultrapassa os R$ 50 milhões, enquanto o arquirrival Bahia tem débito aproximado de R$ 21 milhões. No caso do Vitória, no entanto, a dívida tem relação com a antiga gestão, o Vitória S/A, antes do grupo liderado por Alexi Portela assumir o rubro-negro. 

O Esporte Clube Vitória teria uma dívida menor, cerca de R$ 9 milhões, motivo pelo qual tem a possibilidade de ser patrocinado pela Caixa Econômica. No país, o clube que mais deve é o Atlético-MG, com dívida que passa de R$ 285 milhões. Todos os valores serão quitados nos próximos 240 meses, com os clubes sofrendo mudanças obrigatórias de gestão após a aprovação da medida provisória.

NO VERMELHO: GOVERNADOR DIZ QUE SITUAÇÃO FINANCEIRA DO ESTADO É DIFÍCIL


O governador Rui Costa (PT), durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20) após encontro com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), informou que a arrecadação do Estado nos dois primeiros meses do ano caiu na comparação com o mesmo período do mesmo ano. O líder baiano respondia a um questionamento sobre um possível adiamento no reajuste dos salários dos servidores públicos estaduais, que têm a data base em janeiro, mas até o momento não receberam os vencimentos reajustados. “A prioridade é garantir os pagamentos em dia. Não vou permitir que a Bahia siga os mesmos caminhos [atrasar os salários] que o Paraná, estado mais rico que a Bahia, e o que aconteceu no Distrito Federal, que também é um estado mais rico que a Bahia”, afirmou.
De acordo com Rui Costa, o Estado, na prática, já vive um em contingenciamento financeiro.

“Na medida em que nós gastamos o que arrecadamos temos que fazer um pouco de esforço e ajuda mútua, e estou pedindo pessoalmente aos outros Poderes para que todo mundo faça um pouco de esforço, inclusive que haja esse entendimento do funcionalismo. Diria que é uma chuva forte com trovoada que estamos atravessando, e todos precisam entender esse momento, porque ninguém quer um estado quebrado”. Ainda conforme o governador, o orçamento previsto para 2015 está mantido, mas poderá haver mudanças nos próximos meses. "Se março e abril repetir janeiro e fevereiro, além de não ter aumento do orçamento, terei que discutir corte do orçamento para manter salários em dias, manter todas as condições de remuneração e benefício dos servidores públicos", disse.

MULHER É DECAPITADA PELO NAMORADO POR CONTA DE TROCA DE MENSAGENS NO CELULAR

Uma mulher foi assassinada a facadas pelo namorado na cidade de Angelim, em Pernambuco, na madrugada desta quinta-feira (19). Patrícia Moreira da Silva, 20 anos, foi assassinada por uma crise de ciúmes. A polícia ainda procura por Renato Guilherme da Silva, 24 anos, que antes de fugir confessou o crime aos pais. Segundo o Extra, a vítima foi decapitada. "Antes de fugir de moto, ele passou na casa dos pais e disse: “Chamem a polícia, porque eu matei Patrícia”. Os pais então foram até a casa onde os dois moraram, viram que ele, de fato, tinha matado a mulher e chamaram a polícia. Ele segue foragido. As diligências continuam e a prioridade no momento é encontrar o rapaz, que deve ter fugido para Alagoas", diz o delegado José Ronivaldo. A briga entre o casal aconteceu em uma festa, quando Renato viu Patrícia trocando mensagens pelo celular com outro homem. Relatos de amigos e familiares apontam que Renato era muito ciumento e que vivia brigando com Patrícia. "Ele flagrou ela de conversa no WhatsApp com outro homem, mandando mensagens e fotos e teve uma crise de ciúmes. Os dois brigaram e ele foi para casa. No quintal, pegou uma faca e matou a Patrícia com quatro facadas, decapitando ela. Foi um crime horrível", relata o delegado. 

GÊMEAS DO 'BBB 15' JÁ FORAM CONVIDADAS PARA FAZER FILME PORNÔ

"Mandaram um email chamando a gente para fazer 'As Brasileirinhas'", revela Andressa
Amanda e Andressa Santos, as gêmeas do BBB, contaram em entrevista ao site Ego, nesta sexta-feira (20), que já receberam várias propostas de trabalho após surgirem no reality. "Nos convidaram para fazer um filme pornô. Mandaram um email chamando a gente para fazer 'As Brasileirinhas'", revela Andressa. "Negamos, não é o foco, não é o que a gente quer. Queremos modelar, fazer eventos, ensaios e se tiver a oportunidade de seguir a carreira de atriz, também seria muito interessante", explica Andressa.
As duas entraram na casa mais vigiada na semana passada, durante uma pegadinha da produção. "Foi uma loucura total! Quando a gente entrou, torcia para a Amanda. Mas quando você entra, consegue ver realmente como são as pessoas. Agora, torço pela Mariza e pelo Adrilles: além do carinho e do acolhimento que eles me deram, lá dentro você pode perceber quem são as pessoas boas de coração", disse Andressa ao jornal 'Extra'. Amanda também concordou com a irmã e acredita que não conseguiria passar os três meses confinada. "Apesar de ter sido uma experiência muito gostosa, deu para perceber que eu não conseguiria ficar os três meses confinada. Eu e minha irmã somos muito grudadas, a gente sentiu muita saudade uma da outra. Aqui fora fazemos tudo juntas: a mesma faculdade, o mesmo curso, o mesmo período", diz.

GOL FAZ PROMOÇÃO PARA VENDER PASSAGENS IDA E VOLTA PARA OS ESTADOS UNIDOS POR R$1.299,00

A GOL lança neste final de semana um Super Feirão de passagens para todos os voos nacionais e da América do Sul, com tarifas promocionais por R$59 a volta, além de ofertas para os Estados Unidos e Caribe com passagens de ida e volta a partir de R$1.299,00. Estes valores podem ser encontrados em todos os trechos operados pela companhia, para bilhetes emitidos de ida e volta, com estadia de duas noites ou um sábado, para viagens realizadas entre 24 de março até 25 de junho de 2015.  O período de vendas é de hoje até às 8h de segunda-feira (23.03). Os clientes da GOL poderão comprar os bilhetes promocionais pelo site (www.voegol.com.br), agentes de viagem e lojas Voe GOL, e o pagamento pode ser feito em até 10 vezes sem juros e mais informações e o regulamento completo da promoção podem ser acessados no site da Companhia.