Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de agosto de 2012

DURANTE UMA SEMANA O SITE www.luizdemaroca.blogspot.com DIARIAMENTE ESTARÁ DANDO DICAS DE APOSENTADORIA . SÃO 18 DICAS INTERESSANTES.


1. O QUE É A APOSENTADORIA?
A aposentadoria é um benefício garantido por lei a todo trabalhador brasileiro. Para usufruir desse direito, é necessário:
1. Ter contribuído ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pelos prazos estipulados nas regras da Previdência Social
2. Ter atingido as idades mínimas previstas

 2. QUEM TEM DIREITO À APOSENTADORIA?

Todo trabalhador que contribua - ou tenha contribuído - para o INSS, independente de ser funcionário de empresas privadas, autônomo, profissional liberal ou empresário
O que muda entre esses perfis é a forma de contribuição:
1. Quem tem vínculo empregatício com empresas acumula os recursos por meio de desconto em folha, cujo valor pode variar de 8% a 11%, dependendo da faixa salarial. 
2. Nos outros casos, a contribuição é feita pelo pagamento de carnê, denominado Guia de Recolhimento da Previdência Social (GPS). A contribuição, ainda que facultativa, prevê o recolhimento de 20% sobre os rendimentos mensais. 
As regras vigentes estabelecem alguns critérios para se aposentar, principalmente relacionados a tempo de contribuição e idade mínima. Nesse sentido, a Previdência Social estabelece quatro formas para ter direito ao benefício: por tempo de contribuição, por idade, por invalidez e em casos especiais.

3. COMO FUNCIONA A APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO?

Todos os trabalhadores têm direito a se aposentar pelo tempo de contribuição. Nesse formato, não há uma idade mínima, mas um período obrigatório de contribuição ao sistema, que difere entre homens e mulheres. Para ter direito à aposentadoria integral, trabalhadores do sexo masculino precisam somar 35 anos de contribuição. Já as mulheres, 30 anos.  Também é possível aposentar-se de forma proporcional ao tempo trabalhado. Mas, para isso, o contribuinte precisa combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima. Os homens podem pedir aposentadoria proporcional a partir dos 53 anos de idade e com 30 anos de contribuição. As mulheres, aos 48 anos de idade e 25 de contribuição. 
Porém, para ambos é cobrado um pedágio: um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar esse período de anos. Assim, uma mulher que, naquela data, precisasse trabalhar por mais 10 anos para completar os 25 anos trabalhados, teria de acrescentar mais quatro anos a esse tempo. No total, então, seriam mais 14 anos para poder se aposentar. Segundo Ailton Laurindo, presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/SP, a aposentadoria proporcional só é interessante para quem já era contribuinte antes da reforma de 1998. É que, ao se aposentar proporcionalmente, o segurado receberá 70% do benefício que seria pago na modalidade integral. Além disso, há o pedágio - o acréscimo de anos -, o que faz com que, muitas vezes, supere o tempo necessário para a aposentadoria integral. Newton Conde, consultor em previdência e professor da Fipecafi/USP, concorda: “O valor é tão baixo, tão reduzido, que é interessante o segurado pedir uma prévia antes de tomar a decisão”. Para ter direito à aposentadoria proporcional, é necessário também o cumprimento do período de carência, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais que são necessárias. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais. Os filiados antes dessa data têm de seguir uma tabela progressiva.

OBS: - AMANHÃ TEM MAIS!

CAIO JUNIOR PEDE DEMISSÃO E DEIXA O BAHIA


Treinador foi anunciado no time no dia 20 de julho
 O técnico Caio Júnior pediu demissão e acertou sua saída do comando do Bahia nesta segunda-feira (27). O treinador deixa o time à beira da zona de rebaixamento, na 16ª colocação da Série A, com dezessete pontos. Ele foi anunciado como novo técnico do Bahia no dia 20 de julho, logo depois da saída de Falcão, que levou o tricolor baiano à conquista do Baiano 2012. Segundo o Bahia, o treinador alegou "problemas particulares" para pedir afastamento do clube. O clube desejou boa sorte a Caio Junior em sua vida profissional e agradeceu pelos serviços prestados. Caio Junior, que teve passagens pelo Paraná, Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Grêmio, estava no Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, antes de acertar o contrato com o time baiano.  O vínculo do treinador com o time iria até o final do ano.
Campanha
Na primeira partida depois do anúncio do treinador, o Bahia empatou com o Coritiba em casa depois de estar ganhando de 2 a 0 - na ocasião, o técnico assistiu ao time dos camarotes de Pituaçu e o tricolor foi comandado pelo interino Eduardo Barroca.
Além deste, foram 8 jogos depois do anúncio de Caio Junior - 3 empates, 3 derrotas e 2 vitórias, as duas fora de casa. Com o técnico, o Bahia não venceu nenhuma partida em Pituaçu. O último jogo com Caio Junior à frente do tricolor foi neste domingo, quando o Bahia cedeu empate ao Atlético-GO aos 36 do segundo tempo e a partida terminou em 1 a 1, em Pituaçu. Pela Sul-Americana, o Bahia de Caio Junior foi eliminado depois de duas derrotas por 2 a 0 para o São Paulo - em Pituaçu e no Morumbi. O técnico já não comanda o time na quarta-feira, contra o Santos, em partida na Vila Belmiro. O nome mais cotado para substitui-lo, é de Jorginho, ex-treinador do Palmeiras, Goiás e Portuguesa - com a Lusa, ele conquistou a Série B em 2011. Em entrevista à rádio Itapoan, Jorginho se colocou à disposição e já falou como treinador do Bahia.
"Claro. Tem alguns atletas que jogaram contra mim. São bons jogos. Seria um prazer. Quem é o maluco que não treinaria o Bahia? O Bahia tem 19 jogos muito difíceis. Vi o jogo contra o Atlético-GO e foi difícil. Não tem jogo fácil, infelizmente", disse o treinador. Jorginho deve ir direto para Santos, onde acompanha o jogo na Vila Belmiro. O treinador também disse como gosta de trabalhar e deu a entender que deve aproveitar mais a base tricolor. "Tem que jogar aquele que tiver melhor. Se tiver jogador de 15, 16 anos e for melhor do de 30, 40, vai jogar ele. Aquele que rende melhor para o clube tem que jogar. É assim que eu trabalho", explicou o treinador. Substituto de Falcão, Caio Júnior comandou o Bahia em dez partidas - foram duas vitórias, três empates e cinco derrotas. Aproveitamento de 30%. Ele deixa o time tricolor na 16ª colocação, com 19 pontos.  
Veja nota divulgada por Caio Junior:
"Quero comunicar que em função de assuntos estritamente familiares que dificultariam a minha presença no Clube com totais condições de executar o meu trabalho, em comum acordo com a direção do Bahia decidi deixar o comando técnico da equipe. Agradeço ao presidente Marcelo Guimarães Filho, o diretor de futebol Paulo Angioni, a comissão técnica e os jogadores pela compreensão, e a torcida do Bahia pelo apoio nesses oito jogos que estive à frente da equipe. Aceitei o desafio de dirigir o Bahia para mantê-lo na Primeira Divisão. Assumi na última colocação e o deixo fora da zona de rebaixamento. Sei que o time tem que evoluir para afastar de vez esse perigo e estarei torcendo para que isso aconteça. O Bahia perde um treinador, mas ganha um torcedor."

WAGNER ACOMPANHA COLOCAÇÃO DA ÚLTIMA PEÇA DA ARQUIBANCADA DA ARENA FONTE NOVA


As obras da Arena Fonte Nova seguem em fase adiantada, cumprindo o cronograma para receber a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014. Hoje pela manhã, foi instalada a última peça da arquibancada, acompanhada pelo governador Jaques Wagner, que visitou o estádio e se encontrou com 30 atletas da Sudesb e a medalhista olímpica Adriana Araújo no Centro de Visitação. Com a colocação da última peça, toda a fase de obras de montagem da superestrutura de concreto do estádio (pilares, vigas, lajes e arquibancadas) foi finalizada. O avanço físico da obra atualmente já é superior a 67%. Até dezembro, será concluída a cobertura da arena, quando serão finalizados os ajustes de tensão da estrutura.

PARLAMENTARES CONDENADOS PELO STF NUNCA CUMPRIRAM PENA NA PRISÃO


O desenrolar do julgamento do mensalão sugere que muitos réus podem definitivamente ir para a prisão. O volume e a extensão dos crimes apontados pela Procuradoria Geral da República (PGR) indicam uma situação grave e complicada para as defesas. Só Marcos Valério, por exemplo, responde por formação de quadrilha, corrupção passiva (11 vezes), peculato (6 vezes), lavagem de dinheiro (65 vezes) e evasão de divisas (53 vezes). O histórico de ações penais que passaram pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entretanto, aponta para uma situação diferente: de seis casos julgados sobre parlamentares, não há sequer um em que o réu condenado tenha efetivamente ido para a cadeia. (OG)

MINISTRO ACONSELHA HOMENS A URINAR SENTADOS EM TAIWAN


 Proposta causou polêmica na web; ministro afirma que procedimento seria mais higiênico. Um ministro taiwanês gerou polêmica ao sugerir que os homens deveriam mudar o hábito e urinar sentados. Stephen Shen, ministro da Proteção Ambiental, afirmou que urinando sentados como as mulheres, os homens criariam um ambiente mais limpo. De acordo com Cindy Sui, correspondente da BBC na capital, Taipé, o conselho do ministro gerou muita polêmica em redes sociais. Várias mulheres são a favor do conselho, mas muitos homens afirmaram que seria difícil mudar o hábito. O órgão começa nesta semana a pedir para que as autoridades locais coloquem cartazes em locais públicos aconselhando os homens a urinar sentados. Os cerca de 100 mil banheiros públicos da província são inspecionados regularmente e a maioria recebe notas altas.
No entanto, para o Ministério da Proteção Ambiental, é possível melhorar ainda mais, pois alguns banheiros masculinos ainda apresentam problemas de mau cheiro devido aos respingos de urina. Yuan Shaw-jing, o diretor-geral de Saneamento Ambiental e Gerenciamento de Substâncias Tóxicas do Ministério de Proteção Ambiental, concorda com a sugestão, afirmando desejar seguir o exemplo do Japão. 'No Japão ouvimos dizer que 30% dos homens se sentam (para urinar)', afirmou Yuan. E, de acordo com o Ministério da Proteção Ambiental, o próprio ministro Stephen Shen pratica o que aconselha e urina sentado em casa e nos banheiros públicos.