Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O golpe do falso beija-mão!


Pergunte a qualquer um em Brasília: a esta altura do ano eleitoral, você aceitaria convite para encontro com Lula no escritório doméstico do ex-ministro Nelson Jobim achando que só iria rolar uma social pós-convalescença do ex-presidente?
Para início de conversa, todo mundo na Praça dos Três Poderes está careca de saber que, depois daquilo tudo, Lula só recebe amigos no Sírio Libanês!
Se foi lá, quase sempre no setor de fonoaudiologia do hospital, que “o cara” se encontrou com FHC, Sarney, Kassab, Romário, Marina Silva, Ronaldo Fenômeno, Dilma Rousseff e o escambau, por que diabos seria diferente com Gilmar Mendes?
Cá pra nós, ao conferir o chamado de seu telefone celular na manhã daquela ensolarada quinta-feira, 26 de abril, o ministro do STF foi tão ingênuo quanto um desses velhinhos que caem no golpe do falso sequestro de parentes!
Ninguém poderia imaginar a proposta indecente que lhe aguardava – cobrança de prenda no julgamento do mensalão em troca de proteção na CPI do Cachoeira –, mas coisa boa, disso todos sabiam, não haveria de ser.
Gilmar Mendes é vítima nessa história! Coube a ele o papel de bobo, coitado! Os outros não têm desculpa!
Ou não!




Calcinha encontrada no plenário da Câmara é incinerada


BRASÍLIA - Uma calcinha achada há duas semanas no plenário da Câmara dos Deputados foi incinerada, segundo disse um segurança da Casa. O mistério ronda a Câmara e preocupa um deputado saliente. Por volta das 17h, há cerca de 15 dias, no horário da Ordem do Dia, esse deputado chegou correndo para votar, e na entrada principal do plenário, próxima à Mesa, mexeu nos bolsos e sem ver, deixou cair a prova do crime: uma calcinha - mais para calçola - azul e vermelha, com babadinhos nas laterais.
Sem saber que deixara para trás o fetiche, o parlamentar foi para o meio do plenário. Um dos seguranças, vendo a calcinha estendida na entrada do plenário, sem despertar a atenção dos parlamentares, assessores e jornalistas que se amontoam na entrada, deu um chutinho discreto, empurrando a lingerie para o lado da lixeira.
Avisado pelos seguranças, um assessor do presidente Marco Maia (PT-RS) recolheu a calcinha e a escondeu no bolso. A partir daí, a peça íntima foi examinada por assessores, jornalistas e seguranças à exaustão. A única conclusão: a peça foi usada antes e não pertence a uma sílfide.
Sem saber o que fazer com o achado, a calcinha foi recolhida “aos achados e perdidos” da Segurança da Câmara e, depois, queimada. Até agora não foi reclamada por nenhum parlamentar.
Indagado sobre a polêmica em torno da calçola encontrada na entrada do plenário, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) comentou:
- Deve ser alguma sacanagem que fizeram com alguém. Era fio dental? Não? Calçolão? Aí não, aí é um fiasco.
O deputado Arnon Bezerra (PTB-CE) aproximou-se e Maia, brincando, perguntou se era ele quem tinha perdido a calçola e Bezerra emendou:
- Não, presidente. Deve ser algum fã do Wando.
Um dos seguranças que presenciou o momento em que o deputado perdeu a calçola, disse que não é dos mais conhecidos e que estão, dia a dia, ocupando os microfones do plenário. Sobre a calçola, esse segurança contrariou o primeiro a relatar a história:
- Parecia a calcinha de um torcedor do Bangu, listada de vermelho e branco.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/calcinha-encontrada-no-plenario-da-camara-incinerada-5068778#ixzz1wOaLVgi7






GRANDE ARTISTA XIQUE-XIQUENSE


sábado, 29 de maio de 2010

Pescador/ Xique Xique Bahia


2 comentários:



 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Padre cospe fogo durante missa para atrair fiéis


Um padre britânico desenvolveu uma técnica inusitada para atrair fiéis: ele cospe fogo durante a missa.
Na missa de Pentecostes, na Igreja de St. James em Cheltenham, região sudoeste da Inglaterra, Nick Davies revelou a novidade aos cerca de 150 presentes.
O reverendo contou que tudo começou em churrascos com os amigos. Ele aprendeu o truque apenas para divertir as pessoas.
Mas, ele resolveu levar a brincadeira para a missa quando lembrou da história do dia de Pentecostes quando, de acordo com a Bíblia, os discípulos de Jesus estavam juntos quando sentiram a presença do Espírito Santo e apareceram o que pareciam ser línguas de fogo.
Para Davies, esta imagem da Bíblia é difícil de imaginar e, por isso, ele resolveu usar o truque com o fogo.
Publicada: 29/05/2012 16:50| Atualizada: 29/05/2012 16:51 – Tribuna da Bahia  



Curiosidades - Nasa estima que 4.700 asteroides podem ser perigosos para a Terra

Globo.com
A Nasa, a agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira (16) que 4.700 asteroides podem ser potencialmente perigosos para a Terra, segundo dados da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), que analisa o cosmos com luz infravermelha.
A agência informou que as observações da WISE permitiram a melhor avaliação da população dos asteroides potencialmente perigosos de nosso sistema solar. Esses asteroides têm órbitas próximas à Terra e são suficientemente grandes para resistir à passagem pela atmosfera terrestre e causar danos se caírem no nosso planeta.
Os novos resultados foram recolhidos pelo projeto NEOWISE, que estudou, utilizando luz infravermelha, um total de 107 asteroides potencialmente perigosos próximos à Terra com a sonda WISE, para fazer prognósticos sobre toda a população em seu conjunto.
Segundo a Nasa, há aproximadamente 4.700 deles - com uma margem de erro de mais ou menos 1.500 -, que têm diâmetros maiores que 100 metros. Até o momento, calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.
"Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra", disse o responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra, Lindley Johnson.
"Temos de encontrar muitos e será necessário um grande esforço durante as próximas duas décadas para localizar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das missões espaciais no futuro", disse Johnson.

Procurador vai enviar caso de Lula para primeira instância

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai encaminhar para a primeira instância a representação que pede uma investigação contra o ex-presidente Lula.
Ontem, partidos da oposição protocolaram o pedido contra o ex-presidente por causa de uma reunião em que ele teria pedido ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes o adiamento do mensalão.
DEM, PSDB, PPS e PSOL afirmam que Lula cometeu três crimes --tráfico de influência, corrupção ativa e coação no curso do processo judicial.
Em nota, o PSDB afirmou que "os fatos narrados atentam violentamente contra a independência e a moralidade que devem pautar a atividade pública".
Gurgel encaminhará o caso para a procuradora-chefe da Procuradoria da República do Distrito Federal, Ana Paula Mantovani. Como ex-presidente, Lula não tem mais foro privilegiado.

INDIGNADO
Ontem, Lula negou ter tentado pressionar Mendes. Em nota, ele se disse indignado com o ministro e afirmou que o seu relato sobre a conversa que os dois mantiveram em abril, no escritório do ex-ministro Nelson Jobim em Brasília, é "inverídico".
Segundo reportagem de sábado da revista "Veja", Lula teria dito a Mendes que seria "inconveniente" julgar o caso antes das eleições.
Jobim, que já havia contestado o relato de Mendes no fim de semana, manteve a negativa em entrevista ao jornal "Zero Hora".
De acordo com a revista, em troca do apoio ao adiamento, ele teria oferecido proteção na CPI do Cachoeira, que poderia vir a investigar as relações de Mendes com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO).
"A reunião existiu, mas a versão da 'Veja' sobre o teor da conversa é inverídica", diz texto da assessoria de Lula.
A nota afirma que o ex-presidente "jamais interferiu ou tentou interferir nas decisões do Supremo ou da Procuradoria-Geral da República em relação à ação penal do chamado mensalão".

BLINDAGEM
Também ao "Zero Hora", Mendes reafirmou seu relato, dizendo que Lula falou várias vezes sobre o tema mensalão, insinuando que poderia acionar congressistas aliados para blindá-lo. "Percebi que havia um tipo de insinuação."
Na noite de ontem, em Manaus, o ministro disse que o próprio Lula pode estar sob pressão.
"Tive ao longo dos anos dezenas de conversas com o presidente, nunca tinha experimentado sensação igual a essa, me parece que ele próprio esteja sobre pressão."
Ele disse que o que o motivou a relatar o encontro com Lula foi quando recebeu informação "de pessoas confiáveis" de que notícias contra ele estavam "sendo plantadas e divulgadas, inclusive com participação do presidente".
Mendes se recusou a comentar o comunicado de Lula, mas disse que o STF está "demorando muito" para julgar o processo do mensalão.
Publicada: 29/05/2012 15:53| Atualizada: 29/05/2012 15:48

Analgésicos podem proteger contra câncer de pele


Estudo na Dinamarca indica riscos até 21% menores de sofrer da doença
O GLOBO -29/05/2012

RIO - Um novo estudo publicado online na revista "Cancer", da Sociedade Americana do Câncer sugere que a aspirina e outros analgésicos podem ajudar a proteger contra o câncer de pele. Estudos anteriores sugerem que anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), que incluem a aspirina, o ibuprofeno e o naproxeno, podem diminuir o risco de uma pessoa desenvolver alguns tipos de câncer.
Sigrún Alba Jóhannesdóttir, do Hospital Universitário Aarhus, na Dinamarca, e seus colegas analisaram se os remédios podem reduzir os riscos dos três tipos de câncer de pele mais importantes: carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas e melanoma maligno. O trabalho incluiu uma análise de registros médicos na Dinamarca de 1991 a 2009 e identificou 1974
diagnósticos de carcinoma de células escamosas, 13316 diagnósticos de carcinoma basocelular, e 3242 diagnósticos de melanoma maligno. Eles compararam informações, incluindo dados de prescrição, desses pacientes com informações de 17.8655 indivíduos sem câncer de pele.
As pessoas que apresentavam mais de duas prescrições para AINE tinham um risco 15% menor de desenvolver carcinoma de células escamosas e 13% menos chances de ter melanoma maligno do que os que relatava duas ou menos prescrições dos medicamentos, especialmente quando os remédios foram tomados por sete ou mais anos ou em grande quantidade. Pacientes que tomaram AINE não pareciam se beneficiar de uma probabilidade menor de desenvolver carcinoma basocelular em geral, embora tivessem um risco 15% e 21% menor de sofrer deste tipo de câncer em áreas menos expostas (outras regiões do corpo que não cabeça e pescoço) quando tomavam a medicação por muito tempo ou em grande quantidade, respectivamente.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/analgesicos-podem-proteger-contra-cancer-de-pele-5050946#ixzz1wGDKJX3x 

CÓDIGO PENAL: ATÉ 05 ANOS DE PRISÃO PARA CANDIDATO QUE USAR DINHEIRO PÚBLICO EM CAMPANHA


A comissão de juristas que discute mudanças ao Código Penal aprovou nesta segunda uma proposta para punir com pena de até cinco anos de prisão o candidato que tenha se beneficiado pelo uso da máquina pública durante o período eleitoral. Atualmente, a pena é de apenas seis meses de prisão.
O colegiado propôs uma grande reformulação na legislação eleitoral brasileira. Os juristas enxugaram de 85 para apenas 14 os tipos de crimes existentes no Código Eleitoral, de 1965, sugerindo a incorporação deles ao Código Penal. De modo geral, os juristas sugeriram aumentar penas para crimes eleitorais graves, como a compra de votos e a coação de eleitores, e descriminalizar algumas condutas, como a boca de urna.
Atualmente, a pena prevista para o candidato que compra votos ou o eleitor que os vende é a mesma, de quatro anos de prisão mais multa. A comissão propôs separar os crimes de corrupção eleitoral ativa (praticado pelo candidato ou seu representante do partido ou coligação) e passiva (eleitor). Foi sugerida uma pena máxima maior para quem compra votos, de dois a até cinco anos de prisão e multa.
No caso do eleitor, a pena ficaria de um ano a quatro anos de prisão. A comissão facultou ao juiz conceder um perdão judicial caso fique demonstrado que foi um eleitor em condição de "extrema miserabilidade" que recebeu a vantagem do candidato.
As maiores penas propostas referem-se aos casos em que há fraude ao processo de votação. A mais elevada delas, de quatro a dez anos de prisão, é quando ocorre a falsificação do resultado da votação manual ou eletrônica, quando fraudulentamente alguém altera a apuração parcial ou total introduzindo, alterando ou suprimindo dados. A eventual destruição da urna como mecanismo de fraude teria pena de até seis anos de prisão.
Uma inovação foi defender para quem divulgue fatos inverídicos contra um adversário uma pena de até quatro anos de prisão. Ao mesmo tempo, o colegiado decidiu descriminalizar a chamada boca-de-urna.
O relator da comissão, o procurador regional da República, Luiz Carlos Gonçalves, afirmou que a prática "sempre aconteceu no Brasil" e não tem, na avaliação dele, dignidade penal. Mas continuaria ilícito de natureza cível. "Não dá para comparar a conduta de quem distribui planfetinho no dia da eleição da de quem compra voto", afirmou.
A comissão tem até o final do mês de junho para apresentar uma proposta de reforma do Código Penal ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Caberá à Casa decidir se transforma as sugestões dos juristas em um único projeto ou as incorpora em propostas que já tramitam no Congresso.  Agência  Estado

TJ-BA suspende lei que obriga estudantes a rezar ‘Pai Nosso’


 Foi suspensa nesta terça-feira (17), pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Lei nº 3.589/2011, que obrigava os estudantes a rezarem o “Pai Nosso” antes das aulas de escolas municipais de Ilhéus.
Segundo o site Jornal da Chapada, a solicitação de suspensão da lei foi elaborada pelo Ministério Público estadual, que propôs uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).
De acordo ainda com o site, a lei violou de modo explícito normas das Constituições Federal e Estadual, por afrontar diretamente a liberdade de religião e culto.
Com a decisão, fica reestabelecido o respeito mútuo às crenças no município. A suspensão da lei não tem ainda, o objetivo de atacar a religiosidade, mas de respeitar o pluralismo de crença.
Publicada no Diário Municipal de Ilhéus em 12 de dezembro de 2011, a lei estava obrigando os estudantes a participarem da liturgia, independente da sua crença e no ambiente escolar, onde os cidadãos tem o direito de cultivar a liberdade de expressão
Tribuna da Bahia

Bateu asas e voltou

Depois de aproximadamente 30 anos o sertanejo nordestino volta a sofrer com a seca implacável.
Tragédias e catástrofes não ocorrem apenas por causa das intempéries do tempo. Na Bahia 215 municípios vivem a maior estiagem de todos os tempos.
Quando se deu recentemente no Sul e Sudeste do país a maior das cheias, por conta das chuvas excessivas, promoveu-se uma campanha nacional de solidariedade. Doações foram entregues, verbas do governo federal foram destinadas a combater a miséria que se abateu sobre aquela população.
Hoje, a população nordestina lamenta a perda de toda a sua produção, convive com a morte do gado, a falta d´água constante já não permite que a vida siga adiante. O sertanejo de joelhos clama por piedade. Quando será que os olhos dos governos e dos brasileiros enxergarão os irmãos do sertão? Existem inclusive pesquisas e dados que revelam que este é um fenômeno cíclico. Será que não seria possível agir de forma a combater esse mal, antecipadamente, com mais inteligência, vontade política e determinação? E a sociedade organizada, as Igrejas, a Maçonaria, as ONGs, a Imprensa, todos os que se manifestaram pelas cheias do Sul e Sudeste?
O jeito é apelar à poesia e a grandeza do padrinho dos nordestinos, o mestre Luíz Gonzaga: “Seu doutô os nordestino têm muita gratidão / Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão / Mas doutô uma esmola a um homem qui é são / Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão / É por isso que pidimo proteção a vosmicê / Home pur nóis escuído para as rédias do pudê / Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê / Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cume / Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage / Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage / Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage / Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage / Se o doutô fizer assim salva o povo do sertão / Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação! / Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão / Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos.”
Tribuna da Bahia

segunda-feira, 28 de maio de 2012

TV pode viciar crianças, diz especialista


Gerações de crianças correm o risco de ficar viciadas em televisão, computadores e outros aparelhos eletrônicos, alertou um especialista britânico. Durante uma conferência do Royal College of Paediatrics and Child Health que aconteceu esta semana em Glasgow, na Escócia, o psicólogo Aric Sigman pediu que pais retomem o controle de seus lares.
Ele recomendou que a idade mínima para a primeira exposição da criança a uma tela seja de três anos de idade. “Ser um pai passivo em relação às novas mídias é uma forma de negligência e não atende aos interesses das crianças”.
 Em sua pesquisa, Sigman coletou e analisou resultados de estudos em áreas como cardiologia, neurofarmacologia e obesidade infantil. Segundo o especialista, quando completar sete anos de idade, uma criança nascida hoje terá passado o equivalente a um ano inteiro, 24 horas por dia, em frente a alguma tela.
 Altos índices de exposição às telas quando a criança é pequena tendem a resultar em um estilo de vida com maior exposição às telas na vida adulta, disse. Sigman citou também estudos que associaram o hábito de ver TV ou outras telas a riscos maiores de que a pessoa desenvolva diabetes e doenças cardiovasculares. Doenças que, por sua vez, estão relacionadas a maiores índices de mortalidade.
Alterações neurológicas – Durante sua palestra, Sigman citou estudos demonstrando que os estímulos oferecidos na tela levam à liberação do neurotransmissor dopamina no cérebro da pessoa que a assiste. Sabe-se, por exemplo, que os índices da substância sobem rapidamente no cérebro de pessoas que jogam videogames. “A dopamina está fortemente associada à sensação de prazer e tem papel fundamental na formação e manutenção de vícios”, disse Sigman.
 Ele explicou que a herança genética de um indivíduo influencia a forma como a dopamina é produzida e usada em seu organismo. Portanto, a suscetibilidade de uma pessoa à dependência e vícios também tem um componente genético. Por outro lado, disse Sigman, períodos prolongados jogando games podem produzir alterações neurológicas de longo prazo nos cérebros das crianças. Essas alterações se assemelham aos efeitos da dependência por substâncias.
 “Aumentar a liberação diária de dopamina em reação a horas na frente de jogos de computador e outras telas está se tornando uma possibilidade real, com consequências sérias”, alertou.
 Papel dos pais ao ditar regras

Estudos europeus revelaram que muitos pais com crianças pequenas não têm regras formais sobre a quantidade de horas que os filhos podem passar em frente à TV ou no computador. Na Grã-Bretanha, adolescentes passam hoje em média 6,1 horas por dia em frente a uma tela. E esse índice está subindo.
 Crianças britânicas com idade entre 10 e 11 anos têm hoje acesso a cerca de cinco telas em suas casas, e com frequência assistem a duas ou mais telas simultaneamente. De acordo com as estatísticas, pais que mantêm altos índices de interação com telas (como iPads e iPhones) na presença de seus filhos tendem a influenciar os filhos a adotar comportamentos semelhantes.
 Para evitar os riscos de uso excessivo de telas e dependência, Sigman e seus colegas sugerem que a idade mínima para a primeira exposição da criança às telas seja 3 anos de idade. Os especialistas também recomendam diminuir a frequência e duração dos períodos de exposição e reduzir a disponibilidade das telas, especialmente no quarto.
 Os pais também devem ficar conscientes de que seus próprios hábitos irão influenciar os hábitos de seus filhos. A reportagem é do G1. 

Tribuna da Bahia

O cactus mais importante do São Francisco

Olha que belo trabalho desse excelente fotografo retratando a beleza escondida de nossa cidade. E olha que História.

home
20100420LD0049
O cactus mais importante do São Francisco
Quando encontramos uma cidade chamada Xique-xique e que recebe o nome só porque está localizada em uma região de grande concentração deste cactus, imaginamos logo não ser um município antigo e de valor histórico. A atual aparência do cais do porto e a falta de hospedagem, nos fez imaginar o pior.
20100420LD0345
Os hotéis estavam cheios, servindo às empreiteiras que estão construindo grandes obras de irrigação na região. E a primeira impressão da área do atual cais de Xique-xique não foi das melhores: do antigo e histórico Mercado das Frutas não se consegue ver o rio São Francisco. Um enorme paredão de quase 4 metros de altura foi construído ao longo de toda a margem. A sensação que se tem é de que o rio São Francisco foi todo murado, faltando apenas cercas elétricas ou de arame farpado.
Aos poucos, o desejo de deixar rapidamente a cidade foi desaparecendo. Com ajuda de parceiros, começamos por encontrar um bom e simples pouso. Em seguida, resolvemos passar por cima da muralha do cais e ver de perto o porto de Xique-xique. A movimentação de barcos era intensa. E não eram barcos pequenos. Eram barcas grandes. Num vai e vem frenético.
A água já barrenta do São Francisco dava um belo contraste com o colorido das barcas e dos potes de barro, peixes, legumes, verduras e frutas espalhadas ao longo do porto.
20100420LD0706
20100420LD0304
20100420LD0098
A gota d’água para a nossa mudança de impressão foi o encontro com Chico de Né. Em poucos minutos de conversa, ele se tornou nosso personagem! Sua história de vida, sua simplicidade e, principalmente, sua risada nos conquistou. Era impossível ficar triste depois de ouvir Chico de Né soltar sua risada!!! Perto dele, Caetano não iria querer ver a de Irene.
Também tivemos a oportunidade de conhecer o povoado de Marreca Velha, às margens do Velho Chico. Uma vila basicamente formada por pescadores e que fica de fronte a imensas dunas de areia. Cenário raríssimo nos 2.700 quilômetros do São Francisco.
Se a desconfiança com Xique-xique já tinha ido embora, a admiração ainda não tinha chegado totalmente, mas bastou um pouco de pesquisa sobre a história da cidade para nos rendermos.
Xique-xique foi um importantíssimo centro quando da exploração de metais e pedras preciosas na Chapada Diamantina. Numa época em que as margens nordestinas do São Francisco se dividiam entre os impérios da Casa da Ponte e da Casa da Torre, no final do Século XVII e início do Século XVIII.
Neste período, o São Francisco recebia o codinome de Rio dos Currais, pelo grande número de fazendas de gado às suas margens. E eram essas fazendas que supriam de alimentos os devoradores de ouro e diamantes da Chapada. E exatamente próximo a Xique-xique passava a Estrada de Dona Joana, via de acesso dos mineradores aos alimentos do Velho Chico.
Sabedores da história, fomos até a Ilha do Miradouro, onde Xique-xique começou. Aos muitos trancos e inúmeros barrancos, a primeira capela da Ilha ainda está em pé. Infelizmente, seu estado de conservação está longe da qualidade da história do município.
Mas essa foi a Xique-xique para nós: aos trancos e barrancos. Mas nos conquistou!
20100419LD0241
SDC12313
A nossa admiração a Xique-xique e sua história também deve ser creditava a alguns grandes amigos: Adriano Brito (Blog www.xiquesampa.blogspot.com), nosso braço paulista do São Francisco; a Poliana Pinheiro, pela sua sensibilidade; Juarez Chaves, baluarte da história de sua cidade; Jorge Meira, nosso parceirão; e João da Água, o maior contador de piadas de Xique-xique.
20100420LD0547
20100420LD0475
SDC12281
home
Conheçam o seu site:  http://www.oschicos.com.br/blog/?p=617
Disponível em: http://xique-xique-ba.blogspot.com.br/2012/02/o-cactus-mais-importante-do-sao.html
PASSEIO PELO RIO SÃO FRANCISCO


Ao chegar em Xique-Xique, você vai se deparar com uma hospitalidade encantadora, e uma beleza natural estonteante ao longo da margens do São Francisco, onde poderá fazer um belo passeio de barcas, e se deslumbrar com as lindas paisagens em todo o percurso ao começar pala Ponta das Pedras onde fica localizado o nosso belissimo Parque Aquatitico

PORTO DE XIQUE-XIQUE

É onde fica a maior concentração de Barcas de vários tamanho, todas batizadas com seus respectivos nomes , facilitando assim a identificação das mesmas.

Porto de Xique-Xique

PASSEIO DE BARCA

   Um passeio fora de série, com linda vista a cada metro percorrido, mas como em todo meio de transporte, tem gente que pode enjoar, por isso é sempre bom ir prevenido com  medicamentos que inibam este mal estar, e assim poder apreciar o passeio da melhor forma possível.

Passeio de Barca

DUNAS: O ESPETACULO DAS AREIAS
Dentre suas belezas naturais, conta com uma área de Proteção Ambiental das Dunas e Veredas do Baixo e Médio São Francisco, criada em 1997, com 1.085.000 hectares, sendo a maior do Estado.
Essa área protege as grandes elevações de areia e as centenas de veredas que existem no local, abrangendo além de Xique-Xique , os municípios de Barra e Pilão Arcado.
O turismo permanente oferece a festa da beleza das Dunas, atração única formada pelos bancos de areia alvíssima de água doce em toda a América, localizada na margem esquerda do Rio São Francisco. As dunas são avistadas de mais de trinta quilômetros de distância, por quem vem pela a BA–052.

Dunas do São Francisco

MOCAMBO DO VENTO

  Na margem esquerda do Rio São Francisco está localizado o curioso fenômeno natural permanente secularmente chamado de Mocambo do Vento, que é o movimento estranho e violento das águas, que causou incontáveis naufrágios de embarcações de todos os calados, inclusive de vapores grandes e balsas enormes.
  Uma comunidade, com nome idêntico, se formou há décadas defronte ao fenômeno, dando suporte aos visitantes, oferecendo-lhes hospedagem rústica e tradicional gastronomia local, cujos pratos principais são os peixes do Velho Chico, podendo também apreciar aquela cachacinha feita de cana de açúcar diretamente dos alambiques, espalhados em vários vilarejos da região e que é produzida de forma artesanal . Turistas e estudiosos em geral visitam constantemente Mocambo do Vento, muitos para admirarem o fenômeno e outros para tentarem entender e analisar as causas.
No trajeto entre Xique-Xique e Mocambo do Vento, o visitante se delicia com a Ipueira – também única em todo o Vale do São Francisco – e com algumas das dezenas de ilhas que compõem um dos maiores arquipélagos da região.

Povoado de Mocambo do Vento

ILHA DO MIRADOURO

O visitante também pode fazer um turismo cultural pela Ilha do Miradouro e conhecer a igreja de Nossa Senhora de Santana, sendo o mais antigo templo da região, encontrando-se em processo de tombamento estadual.
Histórica Igreja Nossa Senhora de Santana

Teto da Igreja
BOA VISTA
   O povoado de Boa Vista é onde está localizado o grandioso projeto de Irrigação Baixio de Irecê, cujo o nome do mesmo é bastante contestado por toda a população Xique-Xiquense
Baixio de Boa Vista
Ainda a muito para ser mostrado, desse Paraíso chamado Xique-Xique. 



Servidores da Comarca de Gentio do Ouro solicitam que Câmara Municipal homenageie desembargador

O servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia no Fórum da Comarca de Gentio do Ouro, protocolaram nesta segunda-feira, 28 de maio, na Câmara de Vereadores de Gentio do Ouro, ofício solicitando que aquela Casa homenageie o desembargador Eserval Rocha, atual vice-presidente do TJ-BA, com uma Moça de Aplauso pelos relevantes serviços prestados pelo mesmo em defesa da Comarca de Gentio do Ouro.

Veja abaixo a íntegra do ofício protocolado:

domingo, 27 de maio de 2012

Vinte anos após impeachment, ex-primeira-dama prepara biografia sobre abandono e conflitos com Collor

Uma história de altos de baixos. Assim pode ser definida a vida da ex-primeira-dama Rosane Brandão Malta, 47. O glamour vivido no início dos 90, quando o então marido Fernando Collor de Mello assumiu a Presidência da República, deu lugar uma vida simples e solitária. Vinte anos após a saída do Palácio do Planalto, com Rosane vestida de tailleur rosa e segurando firme a mão do marido que acabara de renunciar à presidência (e que ainda teria os direitos políticos cassados), a vida da ex-primeira-dama é marcada por conflitos e pelo abandono do ex-marido –tudo fará parte de uma biografia que está sendo escrita pelo o biógrafo Fábio Fabrício Fabretti. O lançamento está previsto para o final deste ano ou início do ano que vem. O livro deve conter detalhes marcantes da convivência com o ex-presidente e atual senador pelo PTB de Alagoas. Contra a vontade da família Malta –uma das mais tradicionais de Alagoas–, Rosane casou-se aos 19 anos de idade com Collor, mais de dez anos mais velho. Enquanto estavam casados, ela dedicou-se a acompanhá-lo na vida política. Os dois viveram juntos até 2005, quando Collor saiu da mansão em que vivia com Rosane e nunca mais voltou. Leia mais no UOL

Adesão do PR à base de Wagner é questão de tempo, diz A Tarde

Está quase certa a integração do PR do ex-senador César Borges na base de apoio de Jaques Wagner. Dos quatro deputados estaduais do partido, Reinaldo Braga e Graça Pimenta vão acompanhá-lo. Sandro Régis e Elmar Nascimento, não. Reinaldo admite: “Nós demos carta branca a César. A decisão final é ele quem vai anunciar”. Mas todos já dizem: o apoio é questão de tempo. César não vai. Já foi. Com informações de A Tarde.

O Globo: Wagner é governador brasileiro que mais viaja ao exterior

Menos de um ano e meio de mandato e governadores de 15 estados somam mais de 370 dias fora do país em viagens oficiais pagas com recursos públicos. Nesse período, cumpriram agenda em 23 países. Levantamento feito pelo jornal O Globo apontou o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), como o recordista em viagens internacionais no atual mandato. Desde janeiro de 2011, início da sua segunda gestão, o baiano passou 78 dias no exterior em 14 missões oficiais — quase uma viagem por mês, em média. Depois dele, Antonio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais, e Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul, são os chefes de Executivos estaduais que mais estiveram no exterior, com 35 dias cada um. Em quarto lugar está o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que ficou 34 dias fora do país. O governador do Rio, Sérgio Cabral, vem em seguida, com 29 dias. Depois, Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, 28 dias. Já o ranking das comitivas que mais custaram aos cofres estaduais é liderado por Minas (R$ 687 mil), seguido pelo Rio (R$ 342 mil). As viagens do governador baiano, que está nos Estados Unidos em sua 14ª missão oficial, custaram, até agora, R$ 285 mil. Leia mais em O Globo.

BEBÊ RECEBE MENOR CORAÇÃO ARTIFICIAL DO MUNDO, COM 11 GRAMAS

Médicos italianos salvaram a vida de um menino de um ano e meio de idade graças à implantação do menor coração artificial do mundo para manter o bebê vivo até que um doador fosse encontrado para um transplante.
Os médicos do Hospital Bambino Gesu de Roma disseram que a operação foi realizada em abril e tornada pública nesta semana.
O bebê, cuja identidade não foi revelada, foi mantido vivo por 13 dias antes do transplante e agora está bem.
O bebê sofria de miocardiopatia dilatada, uma doença em que os ventrículos se dilatam, sendo incapazes de bombear um volume de sangue suficiente.
A doença gradualmente torna o coração mais fraco, parando a sua capacidade de bombear o sangue de forma eficaz.
Este é um marco", afirmou o cirurgião Antonio Amodeo, à Reuters TV, acrescentando que, embora o dispositivo seja agora usado como ponte até um transplante, no futuro poderia ser permanente.
Antes do implante, a criança também teve uma infecção grave em torno de uma bomba mecânica que tinha sido colocada anteriormente para ajudar o funcionamento do seu coração natural.
"Do ponto de vista cirúrgico, isto não era realmente difícil. A única dificuldade que encontramos é que a criança foi operada várias vezes antes", disse ele.
A pequena bomba de titânio pesa apenas 11 gramas e pode lidar com um fluxo de sangue de 1,5 litro por minuto. Um coração artificial para adultos pesa 900 gramas.
Amodeo disse que o bebê havia se tornado parte da família e sua equipe queria fazer de tudo para ajudá-lo.
"O paciente estava em nossa unidade de terapia intensiva desde um mês de idade. Então ele era um mascote para nós, ele era um de nós", afirmou o médico.
"Todo dia, toda hora, por mais de um ano, ele estava conosco. Então, quando nós tivemos um problema, não podíamos fazer nada mais do que o nosso melhor", disse ele.
Os médicos disseram que o aparelho, inventado pelo médico norte-americano Robert Jarvik, tinha sido previamente testado apenas em animais.
O hospital precisava de autorização especial de Jarvik e do Ministério da Saúde italiano antes de seguir adiante com o procedimento.
Tribuna da Bahia

Nova técnica usa o hálito para diagnosticar doenças cardíacas

Agências Brasil


 Uma técnica desenvolvida por pesquisadores do Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas, faz o diagnóstico de insuficiência cardíaca de forma rápida, precisa e mais barata, por meio, apenas, do sopro. O exame é feito com um pequeno aparelho que mede o nível de acetona (substância de cheiro forte, produzida durante os processo de metabolismo do corpo) presente no ar expelido pelo paciente. Quanto maior o nível, mais elevado é o estágio da doença.

A nova técnica pretende facilitar o diagnóstico principalmente em postos de atendimento que não são especializados em doenças do coração. Atualmente, a constatação da insuficiência é feita por um exame de sangue, que verifica a presença de uma substância chamada bnt. “O novo exame é tão preciso quanto o atual, pois observamos que o nível da acetona no ar exalado cresce de maneira proporcional ao nível do biomarcador bnt no sangue”, ressaltou o médico do InCor Marcondes Bacal.

Além disso, o novo exame custará cerca de 30% do valor cobrado na análise do sangue. “O exame de sangue custa mais de R$ 100. A troca vai reduzir custo para o pacientes e até para o SUS [Sistema Único de Saúde]”, destaca o médico.

Segundo Fernando Bacal, a insuficiência cardíaca é a etapa final de uma série de doenças que atingem o coração, como miocardites, doença de chagas, infartos. O órgão fica debilitado e passa a bombear o sangue com menos força. Isso causa retenção de líquidos, inchaços, acumulo de água no pulmão e principalmente falta de ar e cansaço excessivo aos esforços. “Cerca de 10% dos pacientes que atingem esse nível da doença necessitam de transplante e aproximadamente 50% correm o risco de morrer.”

O médico disse que o estudo dessa nova técnica surgiu quando se observou que os pacientes em fase avançada da doença exalavam um forte cheiro pela boca ao falar. “O hálito deles tem um odor peculiar, que chamou a atenção. A pesquisa investigou qual era esse elemento [que causava o cheiro] e identificou a acetona como um novo biomarcador da doença, capaz de confirmar a insuficiência cardíaca”, explicou o médico.

“A acetona não é produzida no dia a dia. Quando acontece é porque há alguma agressão. O corpo a produz para se sustentar e fazer energia de alguma maneira”, explica a também cardiologista do InCor, Fabiana Marcondes Braga, autora de uma tese de doutorado sobre acetona.

O médico, porém, destaca que a análise do sangue exige uma estrutura para ser feita. “No novo aparelho, atualmente pegamos o ar exalado, condensamos com um processo de resfriamento, levamos o líquido para o laboratório e o resultado sai em horas. Mas, com algumas evoluções, vamos conseguir com que o resultado saia imediatamente, no próprio aparelho. Isso vai possibilitar um encaminhamento mais imediato para o tratamento especializado.”

O estudo tem a parceria do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Segundo Marcondes Bacal, o próximo passo é levar a pesquisa para outras universidades. “Vamos tentar aprimorar o aparelho de coleta do ar exalado e depois conseguir uma parceria com indústrias para o desenvolvimento tecnológico. Se tudo der certo, dentro de um ou dois anos a técnica já estará disponível.”
Publicada: 26/05/2012 14:27| Atualizada: 26/05/2012 14:27