Total de visualizações de página

domingo, 19 de outubro de 2014

Embate de Dima e Aécio será maior em área formada por 2,9 mil cidades

A distribuição dos votos de Dilma Rousseff (PT) e a soma dos candidatos de oposição no primeiro turno escondem alguns detalhes na mais competitiva das eleições presidenciais desde 1989. Além do tradicional vermelho usado pelo PT, ou do azul do PSDB, há grandes áreas cinzas no país, formadas por mais de 2,9 mil municípios, onde nem situação, nem oposição, dominaram eleitoralmente no primeiro turno.

São áreas onde houve uma distribuição mais equilibrada da votação desses dois grupos, ou seja, votações sem um padrão definido para qualquer um dos lados considerando o conjunto desses municípios. No primeiro turno, essa área cinza somou mais 45 milhões de votos. Desse total, 21 milhões foram para Dilma, e 25 milhões para os candidatos de oposição.

Para identificar essas distribuições, o Núcleo de Jornalismo de Dados do GLOBO utilizou uma técnica de estatística espacial, que leva em conta aspectos geográficos para definir o tamanho das áreas de domínio político. A técnica permite saber também quais dessas áreas podem consideradas estatisticamente relevantes para formar as manchas. Nesse caso, a formação das áreas ocorre quando a proporção de votos da situação ou da oposição foi alta num município e também em cidades vizinhas.

Esse tipo de análise permite identificar, portanto, quais são as áreas onde a situação e oposição têm, em tese, maiores chances de ampliar as suas votações por conta do chamado “efeito de vizinhança”. Ou seja, o predomínio de um grupo numa área pode ser fator importante de mobilização dos eleitores em municípios vizinhos.

Na área cinza, tudo indica que Dilma e Aécio terão que suar a camisa para conquistar votos. O candidato do PSDB leva certa vantagem para atrair os demais votos dos eleitores que apostaram na oposição já no primeiro turno, mas a migração total dos votos não é uma garantia. Isso porque esse efeito pode ocorrer apenas em um município e não se repetir numa cidade vizinha, em que Dilma foi a mais votada. Nesse caso, o apoio à petista pode ajudar a barrar a força do efeito de vizinhança. Outro fator é a distribuição dos votos de Marina Silva (PSB) que não necessariamente podem migrar integralmente para Aécio.


 

Sonia Terron, cientista política e coordenadora do Grupo de pesquisa em Análise Espacial na America Latina (Alacip), concorda com a possibilidade da expansão dos votos da situação e oposição nas áreas onde eles já dominam. No caso das áreas cinzas, ela lembra fatores que podem interferir na dinâmica dos votos, como o fato da análise considerar na soma dos votos da oposição os votos de Marina que, sozinhos, poderiam ajudar a formar outras manchas onde ela foi bem votada. Outro fator que pode interferir no efeito de vizinhança é o histórico de votação:

— Se as áreas em cinza próximas ao cluster (mancha) azul têm um histórico de votação municipal mais favorável a Dilma, haverá mais resistência à expansão de Aécio, como é o caso, por exemplo, dos municípios mais a oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná. A resistência à expansão também pode ocorrer por fatores políticos locais. Ou seja, devemos levar em conta os anteparos político-territoriais que podem favorecer ou impedir a expansão direta das fronteiras. Pernambuco é um exemplo de anteparo político que se formou à Dilma nesta eleição na região Nordeste.



Pela distribuição, as manchas da votação de Dilma em mais de 1,2 mil municípios forma uma grande área vermelha, no Nordeste e em parte do Norte do país, onde a candidata tem chances de expandir seu domínio. Os votos da oposição (soma Aécio, Marina e outros) constituem uma mancha azul em mais de 1,3 mil municípios do Sudeste, parte do Sul e do Centro-Oeste, onde também o tucano pode expandir sua votação. Na área de predomínio da situação, o total de votos nominais chegou a 14 milhões. Nessa área, Dilma recebeu cerca de 72% dos votos. Nas áreas de predomínio da oposição, a votação da candidata do PT caiu para 27%. Já nos municípios que formam a área sem predomínio político, segundo os parâmetros utilizados nesse tipo de estatística, Dilma ficou com 45% dos votos e aposição, com 54%

— Nestas áreas cinzas muitos fatores estão em jogo e a competição deve ser mais acirrada. Da perspectiva territorial deve-se levar em conta a geografia eleitoral e a transformação dos territórios eleitorais dos dois partidos ao longo desta série de confrontos desde 1994, as diferenças e transformações regionais, bem como a tendência de apoio diferenciado aos dois partidos pelo porte populacional dos municípios. Outra consideração é que a proporção deste efeito de proximidade dependeria da maior ou menor interação entre eleitores de municípios próximos — pondera Sonia Terron.

 FONTE: O GLOBO

ASSUSTADOR: ARANHA VIVA É RETIRADA DO PEITO DE UM HOMEM APÓS 3 DIAS


Embora algumas pessoas gostem de ter animais estranhos como bichinhos de estimação, tem gente que leva o conceito um pouco a sério demais. Dylan Thomas, morador da cidade de Bunbury, na Austrália, ganhou um pet inusitado em sua primeira viagem para Bali, na Indonésia. Uma pequena aranha tropical entrou no corpo do rapaz e permaneceu lá por três dias. Aos 21 anos, o jovem acordou no meio da noite com uma sensação estranha. Ao olhar para sua barriga, ele viu uma bizarra trilha vermelha de aproximadamente 5 centímetros e que começava a partir do umbigo. “Era como se alguém tivesse riscado com a ponta de uma faca”, explica Thomas. Mais tarde na mesma noite, a marca vermelha cresceu aproximadamente mais 7 centímetros. Quando o rapaz foi ao hospital, os médicos disseram que aquilo era apenas uma “pequena” mordida de um inseto e receitaram uma pomada anti-histamínica para passar na linha vermelha.
Um alien dentro de mim. - Depois, a situação piorou: a trilha no estômago não parava de crescer e começou a encher de pequenas bolhas de pus. “Foi nessa hora que começou a doer, eu senti que estava queimando por dentro”, informa Thomas assustado. Aquilo era o veneno do inseto que estava vazando pela pele e deixando marcas. Finalmente, no dia seguinte ele decidiu ver um dermatologista, que percebeu que aquilo era algo fora do comum. Após passar por uma cirurgia, os médicos extraíram uma aranha tropical viva do estômago do rapaz. Ela havia entrado por baixo da pele de Dylan a partir de uma cirurgia de apêndice que ele havia feito pouco tempo antes de viajar. “Ela era um pouco maior do que a ponta de um fósforo”, diz o rapaz. Questionado se gostaria de voltar para Bali, ele diz que sim; e ainda queria ficar com a aranha como presente – algo que não pôde, pois ela teve que ser levada para testes.
O verdadeiro Homem-Aranha. -Após essa experiência assustadora, pelo menos Dylan ganhou o apelido de Spider-Man. “Demorou bastante para me convencer [do fato], mas eu não me sinto violado”, brinca o rapaz. “Foi uma experiência muito bizarra. Só de saber que tinha algo como aquilo dentro de mim durante alguns dias”. Portanto, fique esperto: se uma risca vermelha surgir em seu corpo e começar a crescer, pode ser um novo bichinho de estimação querendo morar dentro de você ou um alien.

HOMEM MORRE AO SER ATACADO POR 800 MIL ABELHAS

Dois paisagistas foram vítimas de um ataque monstruoso de abelhas em Douglas, no Arizona. Eles trabalhavam em uma casa quando centenas de milhares de abelhas conseguiram sair do sótão e atacaram os dois trabalhadores. Um deles morreu e o outro foi encaminhado ao hospital, em estado grave. Especialistas analisaram o sótão e descobriram uma colmeia de seis metros de altura por dois de largura, que abrigava 800 mil abelhas. Foram necessárias três horas de operação para acabar com todos os insetos e limpar o local. Estima-se que a colmeia esteve no sótão por no mínimo dez anos. Testemunhas afirmaram que os dois homens correram cerca de um quarteirão, aos gritos, tentando fugir dos milhares de abelhas que os perseguiam. Felizmente havia um especialista em exterminar abelhas na região, o que evitou que mais pessoas fossem atacadas.

MÉDICA DE DILMA "DESAPARECEU" QUANDO A PRESIDENTE PASSOU MAL


Minutos depois de participar de um debate tenso com o adversário Aécio Neves (PSDB), na noite da última quinta-feira (16), a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) se sentiu mal no meio de uma entrevista e precisou se sentar. "Eu estou me sentindo mal. Minha pressão caiu", disse Dilma, ao vivo, enquanto era entrevistada por uma repórter do SBT logo após o encerramento do confronto com o tucano. E para piorar a situação, segundo o colunista Lauro Jardim, a médica da Presidência da República, que deveria estar atenta, não entrou em cena. De acordo com a publicação, a médica estava no helicóptero da Presidência da República, no heliponto do SBT, e foi chamada às pressas.

Com auxílio da jornalista, a petista foi encaminhada para a cadeira onde havia permanecido durante o debate para receber um copo d'água. A entrevista foi interrompida, e a imagem foi cortada para outro ponto do estúdio. Em seguida, a petista se recuperou e agradeceu aos eleitores. "Tive uma queda de pressão, o debate sempre exige muito da gente, foi isso, agora consigo concluir minha entrevista com você. Peço desculpas ao telespectador, mas é assim que nós somos".

Fonte Bocão News

“CHAMA UM CUBANO, SUA FDP”, DIZ MÉDICO GAÚCHO PRA DILMA

"Tá se sentindo mal? A pressão baixou??? Chama um médico cubano, sua grande filha da puta!". A mensagem foi postada no Facebook pelo médico gaúcho Milton Pires, funcionário da prefeitura de Porto Alegre, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em terapia intensiva, logo após a presidente Dilma Rousseff se sentir mal, com uma queda de pressão, no debate do SBT, ocorrido na tarde de ontem. Entre seus seguidores, urros de ódio. Um deles, dizia que a presidente Dilma deveria buscar proteção da Lei Maria da Penha, após ter sido espancada no debate. 
A postagem é mais um exemplo do ódio que se alastra pela sociedade brasileira, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial. Ontem, a notícia mais relevante do dia, foi a onda de insultos ao ator Gregório Duvivier, do grupo Porta dos Fundos, motivada por seu apoio declarado à reeleição da presidente Dilma Rousseff. O também ator Dado Dolabella, condenado por agressão a mulheres, comparou Duvivier a alguém contaminado pelo vírus ebola.

Fonte Bocão News

NOVO CARTÃO DE CRÉDITO USA BIOMETRIA E DISPENSA SENHA


A Apple não é a única empresa tentando convencer as pessoas a usar biometria para efetuar compras e pagamentos. A MasterCard anunciou, nesta sexta-feira, 17, a criação de um cartão de crédito que usa esse tipo de tecnologia. A novidade foi desenvolvida em parceria com a Zwipe, que é especializada nesse tipo de produto, e deve chegar ao mercado em 2015.
O cartão vem com um pequeno leitor biométrico que substitui a senha. As informações ficam armazenadas no próprio cartão e não há transmissão de dados com a MasterCard, o que dificulta a interceptação. Também não há a necessidade de bateria ou carregamento, porque o cartão usa a energia dos terminais para funcionar. Ele usa a certificação EMV, que é um padrão internacional usado em cartões mas ainda não está plenamente introduzido nos Estados Unidos.

IVETE SANGALO CANCELA SHOWS APÓS SUSPEITA DE DENGUE


Os fãs da cantora Ivete Sangalo estão preocupados com a artista. O motivo é uma suspeita de dengue. A cantora cancelou dois shows que faria neste final de semana. Em nota, a assessoria de imprensa de Ivete diz que as apresentações que ela faria em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, no fim de semana, não vão acontecer por orientação médica.

"A IESSI Music Entertainment informa que por orientação médica foram cancelados os compromissos da cantora Ivete Sangalo deste final de semana, nas cidades de Juiz de Fora (MG) e Tanguá (RJ) . O show da cidade de Tanguá (RJ) será realizado em uma nova data que será divulgada em breve. Já a apresentação em Juiz  Fora (MG) está cancelada", diz o comunicado.

TSE suspende mais um trecho da propaganda de Dilma Rousseff



O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu ontem (17) trecho da propaganda eleitoral da coligação Com a Força do Povo (PT, PMDB, PSD, PP, PR, PDT, PROS, PCdoB e PRB). O texto informava que o candidato Aécio Neves (PSDB) construiu um aeroporto em terreno de sua família e mantinha as chaves “nas mãos de seu tio”. A propaganda foi veiculada na quinta-feira (16). O trecho não pode mais exibido. Na decisão, o ministro explicou que o horário eleitoral gratuito “não pode ser desvirtuado para realização de críticas destrutivas da imagem pessoal do candidato adversário, nem é justo que o ofendido tenha de utilizar seu próprio tempo para se defender de ataques pessoais, em prejuízo de um autêntico e benfazejo debate político”. O candidato Aécio Neves também requereu direito de resposta, mas o pedido ainda não foi julgado. Na sessão de quinta-feira, o plenário do TSE decidiu firmar novo entendimento sobre conteúdos exibidos durante a propaganda eleitoral gratuita. Na ocasião, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, alertou que as campanhas políticas deverão ser baseadas em propostas de governo e não em ataques pessoais. “O TSE reformula jurisprudência anterior, permissiva em matéria de propaganda eleitoral gratuita, caminhando no bom sentido de estabelecer que, nos programas eleitorais gratuitos, as propagandas têm de ser programáticas, propositivas. O debate pode ser ácido ou duro, mas relativo às questões programáticas e de políticas públicas”, salientou Toffoli.
Marcelo Brandão, Agência Brasil

Justiça reconhece direito de Carlos Lamarca ser promovido a coronel, com proventos de general




Militar abandonou as Forças Armadas e lutou contra a ditadura


BRASÍLIA — O Tribunal Regional Federal (TRF) de São Paulo reconheceu o direito do capitão do Exército Carlos Lamarca de ser promovido post-mortem a coronel, com proventos de general-de-brigada. Lamarca abandonou as Forças Armadas e lutou contra a ditadura.
A Comissão de Anistia, ligada ao Ministério da Justiça, aprovou, em 2007, a condição de anistiado de Lamarca e sua promoção a coronel, com soldo de general, que, naquele ano, era de R$ 12 mil. Setores militares se irritaram com a decisão e recorreram à Justiça. O argumento era que Lamarca foi um desertor. Um advogado, ligado ao gabinete do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), entrou com ação para sustar a decisão da comissão. Agora, a sentença unânime do TRF confirma a promoção do ex-militar. A viúva de Lamarca, Maria Pavan Lamarca, e seus filhos, recorreram contra a decisão que impediu Lamarca de ser promovido.
O presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, comemorou a sentença e disse que a sessão que julgou o caso de Lamarca foi histórica.
— Fico muito feliz em saber que vencemos agora, pois foram sete anos de uma longa batalha judicial e muitas críticas à Comissão de Anistia. Essa promoção de Lamarca é paradigmática porque os militares sustentavam que ele não teria direito de retornar aos quadros do Exército porque era desertor e que não cabia anistiá-lo como militar e muito menos promovê-lo. Nós usamos a tese e argumento de que não era exigível dele nenhuma conduta distinta senão a de desertar diante do desvio institucional das próprias Forças Armadas e, portanto, ele teria direito a voltar a figurar nos quadros militares. E como coronel, que era a progressão que ele teria direito se na ativa estivesse — disse Paulo Abrão. 
 

Fonte: O Globo 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Primeira pesquisa do 2° turno mostra Aécio com 54% e Dilma com 46%


Foto: Agência Brasil
Na primeira pesquisa sobre o segundo turno da corrida eleitoral para presidente, o candidato Aécio Neves (PSDB) larga na frente da candidata Dilma Rousseff. Segundo a pesquisa, feita pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada pela Época na tarde desta quarta-feira, o tucano aparece com 49% das intenções de votos contra 41% da petista. Não sabe ou não responderam somam 10%. Em votos válidos, Aécio tem 54%, e Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%. O instituto entrevistou, entre a segunda-feira (6) e esta quarta-feira (8), 2.080 eleitores. A pesquisa foi feita em 19 Estados e 152 municípios, estando registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR 01065/2014. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. Leia mais no site da revista Época.